O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edifícios De Escritórios
  4. Itália
  5. Piuarch
  6. 2013
  7. Onda Branca / Piuarch

Onda Branca / Piuarch

Onda Branca / Piuarch
Onda Branca / Piuarch, Cortesia de Piuarch
Cortesia de Piuarch

Cortesia de Piuarch Cortesia de Piuarch Cortesia de Piuarch Cortesia de Piuarch + 10

  • Arquitetos

  • Localização

    Milão, Itália
  • Arquiteto Responsável

    Francesco Fresa, Germán Fuenmayor, Gino Garbellini eMonica Tricario
  • Área

    22500 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Projeto de Construção Arquitetônica

    Tekne S.p.a.
  • Projeto Estrutural

    MSC Associati S.r.l.
  • Projeto Mecânico e Elétrico

    Ariatta Ingegneria dei Sistemi S.r.l.
  • Projeto Paisagístico

    Land S.r.l.
  • Mais informações Menos informações
Cortesia de Piuarch
Cortesia de Piuarch

Descrição enviada pela equipe de projeto. Como parte do projeto de renovação urbana de Porta Nuova, o chamado "White Wave" (Onda Branca) é um edifício de escritórios e showrooms, que se tornou o símbolo do novo dinamismo arquitetônico de Milão. Projetado pelo estúdio Piuarch como o projeto vencedor de um concurso realizado em 2006 pela Hines Italia.

Limitada de um lado pela praça principal, ao lado de três torres de Cesar Pelli, o Onda Branca tem uma área de aproximadamente 22.500 metros quadrados distribuídos em cinco andares e um piso térreo, para uma altura total de 30 metros.

Cortesia de Piuarch
Cortesia de Piuarch

Esta escolha foi condicionada pela necessidade de respeitar as alturas dos edifícios residenciais existentes, bem como pelo desejo de fazer a nova estrutura um marco forte e reconhecível dentro da área requalificada, em contraste com o que o plano geral pede por edifícios de escritórios muito mais altos.

Cortesia de Piuarch
Cortesia de Piuarch

A forma simples e sinuosa do edifício articula e integra os dois volumes em um único elemento distinguidos por uma fenda profunda central. Um telhado que se projeta no lado sul corre todo o perímetro do edifício, resolvendo a base do primeiro andar de modo a formar uma espécie de recipiente aberto nos lados compridos.

Cortesia de Piuarch
Cortesia de Piuarch

O design joga com o contraste das duas fachadas principais do edifício.

A fachada norte, na praça, é um grande, leve e transparente vidro frontal que funciona como um rigoroso pano de fundo para a área de pedestres e os novos Jardins de Porta Nuova.

Detalhe da Fachada
Detalhe da Fachada

A fachada sul, na borda da área de fronteira com a Via Don Luigi Sturzo, com um perfil curvo, é cercada por um sistema de proteção solar; as lâminas montadas verticalmente sobre o ritmo da fachada frontal, regulando a luminosidade interna. A continuidade da elevação, de cerca de 140 metros, é animada por um sistema de ambientes internos com janelas coloridas, que penetram diferentes níveis do edifício, trazendo luz aos vários níveis.

Croqui
Croqui

O pórtico e o telhado são combinados de maneira unificada: o pórtico repousa sobre a fachada de vidro das lojas, e a sua marquise possibilita uma passarela coberta ao longo de todo o edifício. O beiral do telhado fecha o volume de vidro, definindo claramente a silhueta do edifício, tornando-o simultaneamente, linear, limpo e único.

Cortesia de Piuarch
Cortesia de Piuarch

O Onda Branca emerge no centro do projeto de renovação urbana de Porta Nuova - que inclui as áreas de Milão de Garibaldi, Varesine e Isola. Uma empreitada ambiciosa destinada a revitalizar mais de 290 mil metros quadrados de áreas abandonadas, reconectando o tecido urbano de três bairros que estiveram separados por mais de trinta anos.

O objetivo de sua requalificação é devolver esta área vital para a cidade e torná-la parte integrante da futura dinâmica urbana.

Cortesia de Piuarch
Cortesia de Piuarch

No âmbito deste plano multifacetado e complexo, o Onda Branca procura estabelecer um diálogo com a parte pública da área como um todo, configurando-se como um ponto de acesso ao parque, que está situado a uma altitude mais elevada em relação ao nível da rua, devido a decisão de colocar o edifício em uma espécie de embasamento que liga os dois espaços.

A Comissão, presidida por Cino Zucchi, explicou que  "os trabalhos do Piuarch na Itália e no exterior, em diferentes temas e escalas - de interiores para o desenho urbano - mostram um exemplo muito bom de como grandes qualidades arquitetônicas e urbanas podem ser perseguidas ao lidarmos com as forças que hoje estão contribuindo para a transformação do ambiente".

Onda Branca / Piuarch, Cortesia de Piuarch
Cortesia de Piuarch

A motivação do júri afirma que "a capacidade coletiva da empresa para a organização fornece uma habilidade para lidar com diferentes culturas, expectativas e recursos financeiros ou técnicos. Seus edifícios (tais como: o Centro de Congressos, em Riva del Garda, a sede da Bentini em Faenza, Quattro Corti, em São Petersburgo, as Residências subsidiadas em Sesto San Giovanni em Milão e o edifício Porta Nuova em Milão) mostram, dentro das condições profissionais continuamente em transição, é possível  buscar novas formas de urbanidade e novos espaços para viver e trabalhar".

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Piuarch
Escritório
Cita: "Onda Branca / Piuarch" [White Wave / Piuarch] 12 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Márquez, Leonardo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623883/onda-branca-slash-piuarch> ISSN 0719-8906