Luis Viale em Paternal / Nidolab

Luis Viale em Paternal / Nidolab - Imagem 2 de 32Luis Viale em Paternal / Nidolab - Imagem 3 de 32Luis Viale em Paternal / Nidolab - Imagem 4 de 32Luis Viale em Paternal / Nidolab - Imagem 5 de 32Luis Viale em Paternal / Nidolab - Mais Imagens+ 27

Buenos Aires, Argentina
  • Colaboradores: Candelaria Cadenas
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está baseado em uma residência, construída no ano 1918, localizada no La Paternal, bairro baixo da cidade de Buenos Aires, que conserva suas características de malha, altura, usos e caráter residencial, ainda não afetadas pelo grande movimento da cidade.

Os proprietários, um casal muito jovem, estavam desejando um novo espaço privado que seria construído em um terraço existente, deixando o piso térreo para as áreas comuns, um estúdio de gravação, uma pequena sala de exposições e um espaço de trabalho para um psiquiatra.

Luis Viale em Paternal / Nidolab - Imagem 6 de 32
© Daniela Mac Adden

O silêncio e a tranquilidade do ambiente foram pontos de partida para que o novo espaço principal fosse desenvolvido em torno de um pátio aberto, de frente para o centro do bloco, podendo ser observado e 'abraçado' por ele.

A nova edificação deveria ser capaz de acolher o dormitório, closet e banheiro. Também propomos uma área de recepção e uma pequena sala que chamamos de abrigo. Tudo foi estruturado em torno de um anel principal, que conforma o pátio externo e o closet. Ao criar um pé direito duplo no closet, um pequeno espaço foi originado. Um abrigo concebido para meditar, observar as estrelas através da janela na cobertura e ouvir música, enquanto é possível relaxar sobre um tapete feito à mão pela artista Alexandra Kehayohlou.

Luis Viale em Paternal / Nidolab - Imagem 9 de 32
© Daniela Mac Adden

Separados por uma grande abertura zenital, o quarto, o hall e a mesa de trabalho estão localizados no lado esquerdo do anel principal, permitindo a entrada de luz e o reconhecimento morfológico das duas peças principais do projeto.

O banheiro foi localizado no lado oposto, que, adicionando a presença da cor como uma grande caixa verde, comunica-se com o pátio externo e o quintal.

Luis Viale em Paternal / Nidolab - Imagem 29 de 32
Planta Baixa

Ao colocar o pátio em uma posição central, todas as áreas acabam sendo concebidas para um uso específico, eliminando qualquer superfície inutilizada. Através de cada janela, o céu e o coração do típico heterogêneo bloco de Buenos Aires, podem ser observados.

Todo o projeto foi construído em Steel frame, minimizando o peso total sobre a casa existente e o tempo de construção, permitindo sua conclusão em três meses, enquanto os clientes estavam viajando para exterior.

Luis Viale em Paternal / Nidolab - Imagem 28 de 32
© Daniela Mac Adden

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Luis Viale em Paternal / Nidolab" [Luis Viale en Paternal / Nidolab] 09 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623633/luis-viale-em-paternal-nidolab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.