Menção Honrosa no concurso para o Centro Cultural de Exposições e Eventos de Paraty - RJ

Dos arquitetos: Intervir em uma cidade histórica da importância de Parati solicita que o projeto respeite sua condição temporal e cultural e que não compita com o que está consolidado. Conciliar a contemporaneidade do novo conjunto com a tradicional e histórica atividade turística de Paraty foi tido como premissa para elaboração do projeto, buscando ao mesmo tempo o desenvolvimento desejável e também servir ao que já existe. O resultado é uma proposta que complementa o sentido do turismo da cidade, servindo como palco de uma atração já existente.

Courtesy of Equipe do projeto

PARTIDO

O desenho é resultado da preocupação da equipe em não agredir ou marcar o entorno - histórico e atual - orientando o desenvolvimento construtivo do bairro do Jabaquara e dos demais bairros periféricos que darão lugar a novos empreendimentos fora do perímetro do centro histórico da cidade. A implantação do conjunto favorece o acesso por quase todo o perímetro da quadra, resultando em uma permeabilidade que atenda aos diversos fluxos de pedestres e de automóveis, que podem acessar vindos a partir do bairro residencial próximo, da rodovia Rio Santos e também do centro histórico. Esta aposta de múltiplas entradas tem por fim abraçar os visitantes criando uma extensão do espaço público em seu miolo de quadra.

Courtesy of Equipe do projeto

SETORIZAÇÃO

O programa está disposto em volumes perimetrais de gabarito baixo, até 8m de altura, formando uma praça interna. Este partido visa um melhor aproveitamento do terreno para a disposição do programa em áreas livres, de circulação, e áreas fechadas. As exposições e eventos podem ser acomodados de maneira livre: no pavilhão fechado e salas modulares, nas áreas abertas sob os volumes suspensos e na praça livre que conta com estrutura para cobertura removível.

Diagrama. Image Courtesy of Equipe do projeto

ESTRUTURA

 Levando em consideração o clima e topografia local, configuramos os pavimentos internos 45 cm acima do nível da rua, tendo em vista o conforto térmico e a proteção contra os alagamentos periódicos que ocorrem no local. A base do conjunto – fundações e pilares do pavimento térreo, em concreto armado, protegido contra a ação dos elementos corrosivos naturais – e a estrutura dos pavimentos superiores em estrutura metálica possibilitam grandes vãos e uma planta livre.

Courtesy of Equipe do projeto

SUSTENTABILIDADE 

Implantar um conjunto destas proporções em uma área protegida por sua história e meio-ambiente demandou cuidados maiores com as questões de sustentabilidade. Uma proposta com o menor impacto ambiental, energético e visual possíveis foi tido como um segundo partido pela equipe. Foram incluídas soluções que garantem o menor impacto durante a construção do centro cultural bem como durante sua utilização, como: baixa intervenção no terreno, consideração dos recursos hídricos e seu dinamismo, utilização de materiais de baixo impacto ambiental, inclusão da biodiversidade nativa, manter uma grande porção de área permeável, dentre outros.

Diagrama. Image Courtesy of Equipe do projeto

Galeria de Imagens

Ver tudoMostrar menos

Text Message Html

Cita: Romullo Baratto. "Menção Honrosa no concurso para o Centro Cultural de Exposições e Eventos de Paraty - RJ" 07 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623538/mencao-honrosa-no-concurso-para-o-centro-cultural-de-exposicoes-e-eventos-de-paraty-rj> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.