O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Artes Visuais
  4. Espanha
  5. Langarita Navarro Arquitectos
  6. 2008
  7. Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos

Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos

Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos
Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos, © Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

© Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán © Miguel de Guzmán + 25

  • Colaboradores

    Elena Castillo, Marta Colón, Javier González Galán, Roberto González, Juan Palencia, Guillermo Trapiello, Gonzalo Gutiérrez, Paula García-Masedo
  • Estruturas

    Mecanismo
  • Instalações

    Úrculo Ingenieros
  • Paisagismo

    Lorena García Rodríguez
  • Mais informações Menos informações
Diagrama de volumes
Diagrama de volumes

Descrição enviada pela equipe de projeto. Talvez mais que qualquer outra coisa, é o estranhamento das diferentes intenções encontradas no projeto de adaptação de La Serrería Belga para o  Medialab-Prado que torna possível sua coexistência, embora com uma certa medida de ironia.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

A primeira dessas coexistências cáusticas decorre a partir de uma certa esquizofrenia institucional. Enquanto o Paseo del Arte era transformado no cartão postal de Madri para atrair o turismo internacional, uma competição de arquitetura foi simultaneamente promovida na mesma área, visando servir uma instituição que promoveria debates críticos acerca desse modelo aplicado no Paseo del Arte. O Medialab se define como "um espaço para a produção, pesquisa e disseminação da cultura digital e para a confluência da arte, ciência, tecnologia e sociedade", e, em contraste com o modelo tradicional de exposição, promove a produção como um processo permeável, substituindo a figura do espectador pelo ator, ou a figura do mediador pela do facilitador de conexões.

La Serrería vs La Cosa é outro padrão de coexistência que, como um dialeto conflitante, facilita a ocupação do espaço intermediário entre os dois opostos além do conceito convencional de restauro. La Serrería Belga  foi construída em várias etapas, começando em 1920 pelo arquiteto Manuel Álvarez Naya, e foi uma das primeiras realizações madrilenhas em concreto armado. Por sua vez, La Cosa é o nome que usamos para nos referirmos ao grupo de mecanismos, instalações e equipamentos que, quando montados, torna possível atualizar o edifício às necessidades atuais. Uma estrutura leve e articulada com aspecto pré-tecnológico que, infiltrada no edifício, possibilita um grande potencial de transformação. Em última instância, é a coexistência de opostos que torna possível pensar em um ponto intermediário entre esses interlocutores não como um produto consumado, mas como um processo aberto e versátil ativado por seus usuários. 

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

Estas formas de coexistência criaram o escopo para algumas das estratégias aplicadas nessa adaptação:

- A apropriação do edifício existente, não como uma narrativa histórica, mas também como um contenedor de energia latente que se uniu ao projeto como um material efetivo. 

- O tratamento não específico dos espaços. Essa condição resultou numa abordagem homogênea quanto às soluções materiais e à distribuição uniforme das instalações.

© Miguel de Guzmán
© Miguel de Guzmán

- Pensar na ação como uma estratificação com diferentes níveis de mudança com o passar do tempo. Sistemas construtivos leves facilmente desmontáveis foram escolhidos, assim como materiais cuja durabilidade e adaptabilidade não condicionassem as futuras transformações. 

Corte
Corte

- Encarar cada nova intervenção como uma oportunidade de incorporar sistemas de apoio para ações criativas e pesquisas. Isso inclui soluções como o uso de cortinas como telas de projeção ou o uso das divisórias como superfícies digitais.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos" [Medialab-Prado / Langarita Navarro Arquitectos] 06 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623475/medialab-prado-slash-langarita-navarro-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.