O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Habitação Coletiva
  4. Chile
  5. Estudio Valdés
  6. 2013
  7. Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés

Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés

  • 20:00 - 5 Julho, 2014
  • Traduzido por Isabela Costa
Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés
© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo
  • Arquitetos

  • Localização

    Federico Kohnenkampf, Zapallar, Valparaíso, Chile
  • Arquiteto Responsável

    Leonardo Valdés Cruz, Carlos Ignacio Cruz Elton, Alberto Cruz Elton
  • Arquiteto associado

    Isabel de la Fuente, Carolina Werth
  • Área

    1286.0 m2
  • Ano do projeto

    2013
  • Fotografias

© Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo © Felipe Díaz Contardo + 34

  • Construtora

    M3
© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Condomínio Polo Cachagua foi criado como uma resposta a estas perguntas: Como integrar um projeto de habitação de maior densidade em uma instalação residencial, a curto prazo, sem alterar o seu carácter local? Como limitar cada casa a funcionar individualmente, mas ser compreendida como parte de um todo?

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

O projeto, localizado em um terreno retangular de 1,2 acre, não atende apenas aos requisitos de densidade de um empreendimento imobiliário, mas também reconhece uma necessidade arquitetônica que sugere a sutil colocação do condomínio em seu ambiente local e a atração do entorno natural ao seu interior.

O Condomínio localizado estrategicamente suaviza sua presença ao colocar diante de si uma espessura perceptual composta de um caminho interno e uma área verde comum, que deixa voltado para trás os dez terrenos uniformemente alongados, com uma frente de 16,5 metros e apenas um espaço de terra restante situado onde a área total aumentaria. É este último terreno que nos permite alcançar a densidade máxima de onze casas, reduzindo assim o número de andares das residências e modificando portanto o impacto arquitetônico, e, logo, permitindo uma menor visibilidade a partir das áreas públicas.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

O layout principal do condomínio se assemelha a um grande edifício fragmentado em volumes retangulares dispostos lado a lado, com 10,5 metros de fachada construída e uma face de 21 metros percorrendo a parte traseira. Cada unidade foi resolvida em sua extensão sob o conceito de fronte dupla, abrindo seus jardins e seus pontos de vista para o Norte, em direção às colinas, e para o sul, para os campos do Clube de Polo.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

Além disso, existem três metros de áreas residuais entre as casas e as cercas limitantes do terreno produzem espaços positivos, gerando, por um lado, uma trilha deliberadamente suave a partir acesso secundário, e por outro, uma lavandaria coberta. Além do fato de que as unidades residenciais são construções isoladas, elas são, no entanto, totalmente integradas como o todo por suas cercas delimitadoras. Para a fachada, o drywall ou pirca ajuda o observador a percebê-la como uma base contínua, enquanto as paredes laterais, revestidas em pinheiro negro, vai apresentar-se como o ancoradouro dos edifícios, uma vez que apresenta-se para o espaço interno.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

A partir da rua o edifício é percebido como um volume que se fixa a maior parte da construção pesada no primeiro nível, deixando o segundo nível como um corpo etéreo e transparente. Este volume reforça a ideia da fronte dupla, assim como as suas paredes laterais prevalecem como as faces opacas da unidade, estando as extremidades opostas do edifício abertas sob a forma de grandes janelas. Estas janelas são estendidas através do telhado diagonal e inclinado, que também dá à elevação arquitetônica do condomínio um movimento lúdico.

© Felipe Díaz Contardo
© Felipe Díaz Contardo

A espacialidade interna, também desenvolvida a partir das duas fachadas, organiza a circulação, o acesso, o corredor e  a escada central, além de incluir dormitórios, sala de estar e uma sala de jantar nas extremidades. A cozinha, por outro lado, está posicionada no centro, mas está integrada à sala de jantar através de portas de correr.

Planta Pavimento Térreo
Planta Pavimento Térreo

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Condomínio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés" [Condominio Polo Cachagua Etapa 1 / Estudio Valdés] 05 Jul 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Costa, Isabela) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623463/condominio-polo-cachagua-etapa-1-slash-estudio-valdes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.