Colmeia Urbana / ARCHIUM

Colmeia Urbana / ARCHIUM - Imagem 1 de 35
© Park, Young-chae
  • Arquitetos: ARCHIUM
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  10166
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2008
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alto

Colmeia Urbana / ARCHIUM - Imagem 2 de 35Colmeia Urbana / ARCHIUM - Imagem 3 de 35Colmeia Urbana / ARCHIUM - Imagem 4 de 35Colmeia Urbana / ARCHIUM - Imagem 5 de 35Colmeia Urbana / ARCHIUM - Mais Imagens+ 30

  • Arquiteto Encarregado: Kim In-cheurl
  • Engenharia Estrutural: SEN Engineering Group
  • Gerenciamento De Dados: MASIL
  • Cidade: Seul
Mais informaçõesMenos informações
Colmeia Urbana / ARCHIUM - Imagem 18 de 35
© Park, Young-chae

Descrição enviada pela equipe de projeto. O cubo com combinações de aberturas brancas localizado na esquina do cruzamento na Avenida Kang-nam é vazio e aberto. A simplicidade do monolito é um gesto que possui uma atmosfera de cidade flutuante. A combinação de furos circulares não se destina a expressar a eficácia da modelagem mas uma tentativa como uma solução mecânica de paredes estruturais, que está exposta no exterior em pele dupla.

Colmeia Urbana / ARCHIUM - Imagem 19 de 35
© Park, Young-chae

Quando a perspectiva é de relaxamento da tensão cidade, com a leveza sem concreto maciço e de suavidade sem rigidez, a visão a curto alcance é uma expressão de vários detalhes da redondeza que desperta da monotonia na cidade. O caminho que liga cidade e arquitetura é apenas um processo igual ao que conecta arquitetura e o ser humano. O lobby e acesso não estão limitados, mas dispostos no espaço aberto. O acesso a cada pavimento está diretamente ligado à estrada da cidade.

Colmeia Urbana / ARCHIUM - Imagem 22 de 35
Planta-Baixa 1º Andar

Em sua arquitetura, a estrutura do edifício e a pele foram tratadas como elementos separados. A utilização de novos materiais e tecnologias avançadas permitiram aos arquitetos projetar uma pele estrutural, na qual a envoltória do edifício atua como a estrutura e vice-versa. A Colmeia Urbana é um exemplo da união entre a pele e a estrutura em uma construção; e foi projetada para maximizar a flexibilidade de seu interior mediante a exclusão de outros elementos estruturais além do núcleo, no espaço de atividade dos usuários.

Colmeia Urbana / ARCHIUM - Imagem 12 de 35
© Park, Young-chae

A pele estrutural de concreto aparente, tingido de branco, com vãos circulares, foi projetado para reduzir ao máximo a distinção entre colunas, vigas e paredes. Os espaçamentos constantes entre as circunferências de concreto armado, com uma espessura de 400 mm e diâmetro interior de 1050 mm, foram projetadas para replicar a estrutura de uma colmeia de abelhas. Este tipo de estrutura tem um excelente comportamento ante as cargas estáticas e ativas, assim como contra os desastres naturais, como terremotos. Além disso, há a vantagem de gerar plantas com espaço flexível. Este tipo de pele não atua somente como estrutura, mas também contribui para a formação de uma espacialidade dinâmica; e suas perfurações circulares proporcionam diversos pontos de vista.

Colmeia Urbana / ARCHIUM - Imagem 11 de 35
© Park, Young-chae

A separação entre a parede de cortina de vidro interior e a parede exterior, gera uma sombra que possui múltiplas funções. De um ponto de vista de projeto, se cria uma profundidade no edifício e dificulta aos espectadores diferenciarem os níveis dos pisos, o que permite a fachada ser compreendida como uma peça única. Quanto ao propósito de economia de energia, a pele perfurada bloqueia a luz direta do sol e seu calor, além do vento gelado, e forma uma corrente de convecção que reduz a temperatura do vidro aquecido.



Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:476 Gangnam-daero, Gangnam-gu, Seul, Coreia do Sul

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Colmeia Urbana / ARCHIUM" [Urban Hive / ARCHIUM] 05 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623455/colmeia-urbana-archium> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.