Casa Sorocaba / Estudio BRA arquitetura

Casa Sorocaba / Estudio BRA arquitetura

© Pedro Kok© Pedro Kok© Pedro Kok© Pedro Kok+ 41

Sorocaba, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  127
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2014
  • Fotógrafo Fotografias:  Pedro Kok
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Alluvidro, Decorare Interiores, Geograni Pisos, Impervet, Italit, Metal Art, Piastrelle Acabamentos, Rutra Marcenaria, Vision Lights, White Decorações
  • Colaboradores:Henrique Menezes (arquiteto) e Beatriz Rocha (estudante)
  • Construtora:DCASTRO construções
  • Projeto Estrutural:TBA Engenharia
  • Projeto De Paisagismo:Dhavi Chao
  • Cidade:Sorocaba
  • País:Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Pedro Kok
© Pedro Kok

Implantada em um bairro residencial em Sorocaba, esta residência marca o horizonte local por sua volumetria

Composta por dois volumes sobrepostos, a casa decorre da intenção de liberar a maior área possível para os espaços de estar e dar fluidez em sua ocupação. Para dinamizar o projeto, o pavimento superior foi destacado do volume inferior fazendo com que metade da residência pareça flutuar no terreno. 

FachadasDetalhe ACroquisPlanta Pavimento Superior+ 41

Com a intenção de garantir afluência de iluminação e ventilação natural, o projeto conta com grandes aberturas nas fachadas e na cobertura, e que contribuem também para a composição de suas fachadas principais. No térreo, a sala de estar pode ser totalmente aberta ao jardim por painéis de vidro de correr, criando uma extensão da casa para seu exterior e fazendo com que seus ambientes se misturem. Para garantir a privacidade dos ambientes íntimos, no piso superior as aberturas são protegidas por venezianas em madeira pintadas de branco, além do vidro na face interna. 

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Os arquitetos priorizaram a riqueza espacial. Quanto as materialidades, as paredes internas e externas são brancas, sendo as internas pintadas e as externas recebem pintura, o que gera diferenciação nas texturas dos ambientes. Os pisos internos ganharam acabamento em granilite e intermedeiam o interno com o externo, trazendo o jardim para a casa e vice-versa. As circulações vertical e horizontal recebem iluminação natural por abertura zenital, transformando estes espaços em uma pequena galeria de exposição dos objetos de arte e da vida cotidiana. Tais aspectos conferiram a casa um resultado plástico de identidade contemporânea. 

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Construída em um terreno que mede 7 por 22 metros, a malha estrutural foi desenhada de forma a liberar o térreo o máximo possível, o jogo de volumes resultou em uma viga de borda em concreto armado que corre em balanço por toda a lateral da casa medindo 14 metros. (Texto de Henrique Menezes)

© Pedro Kok
© Pedro Kok

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Sorocaba / Estudio BRA arquitetura" 02 Jul 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623325/casa-sorocaba-estudio-bra-arquitetura> ISSN 0719-8906
Ler comentários
Ler comentários

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.