Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados

Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Pia, Bancada, JanelaInstituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela, FachadaInstituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela, FachadaInstituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela, Fachada, UrbanoInstituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Mais Imagens+ 20

São Paulo, Brasil
  • Programação Visual: João Nitsche e Tomaz Farias
  • Instalações: GRAU Engenharia de Instalações
  • Acústicas: Modal Acústica
  • Construtora: União Construtora
  • Arquitetos Responsáveis: Vinicius Andrade, Marcelo Morettin
  • Coordenadores: Marcelo Maia Rosa, Renata Andrulis
  • Colaboradores: Marcio Tanaka, Marina Rosenfeld
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Urbano, Janela
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Instituto de pesquisa do HPV representou um grande desafio para o nosso escritório, na medida em que precisávamos acomodar o programa de um laboratório de alta complexidade em um prédio existente de seis andares na frente do Minhocão. 

Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Iluminação, Janela, Urbano
© Nelson Kon

Para resolver este problema, distribuímos as salas de laboratório nos três primeiros pavimentos do prédio, de tal forma que o pavimento do meio pudesse funcionar como uma espécie de andar técnico, congregando as salas de apoio do laboratório (de uso comum) e as salas de máquinas. Com esta solução, viabilizamos o encaminhamento de todas as instalações técnicas, que de outra maneira não seria possível, dado o pé-direito insuficiente para a passagem horizontal dos dutos. 

Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Nelson Kon

Completando a distribuição do programa, no térreo há a recepção e um pequeno auditório; nos dois últimos andares ficam as atividades administrativas do Instituto; na cobertura foi criada uma plataforma técnica em estrutura metálica para acomodar as centrais de utilidades do prédio, composta por gerador, condensadoras de ar-condicionado, caixas d’água, etc. 

Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela, Fachada
© Nelson Kon

 O volume do prédio foi totalmente reformulado, para atender aos requisitos de conforto ambiental e também com o propósito de criar uma imagem forte para o Instituto.  A solução encontrada foi reduzir a superfície envidraçada (para atender ás necessidades dos laboratórios) e “envelopar” todo o edifício com uma segunda pele de chapas metálicas perfuradas.  

Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados - Janela, Fachada, Urbano
© Nelson Kon

Os caixilhos utilizados, dotados de vidros laminados de 12mm, foram dimensionados por um consultor de acústica para reduzir o alto ruído proveniente do Minhocão; a pele metálica, de chapas galvanizadas com pintura eletrostática, foi fixada no prédio através de um sistema de longarinas metálicas, que asseguram a planicidade desejada e o correto afastamento da fachada original do prédio. O resultado geral é um volume íntegro, bem articulado com o entorno, que se coloca na paisagem urbana com personalidade, mas sem exageros.

Corte A

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Centro, São Paulo, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório

Material

Cita: "Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados" 30 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623230/instituto-de-pesquisas-da-santa-casa-slash-andrade-morettin-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.