O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Laboratório
  4. Brasil
  5. Andrade Morettin Arquitetos Associados
  6. 2012
  7. Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados

Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados

  • 09:00 - 30 Junho, 2014
Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados
Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados, © Nelson Kon
© Nelson Kon

© Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon © Nelson Kon + 25

  • Arquitetos

  • Localização

    Centro, São Paulo, Brasil
  • Arquitetos Responsáveis

    Vinicius Andrade, Marcelo Morettin
  • Coordenadores

    Marcelo Maia Rosa, Renata Andrulis
  • Colaboradores

    Marcio Tanaka, Marina Rosenfeld
  • Área

    1012.5 m2
  • Ano do projeto

    2012
  • Fotografias

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto do Instituto de pesquisa do HPV representou um grande desafio para o nosso escritório, na medida em que precisávamos acomodar o programa de um laboratório de alta complexidade em um prédio existente de seis andares na frente do Minhocão. 

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Para resolver este problema, distribuímos as salas de laboratório nos três primeiros pavimentos do prédio, de tal forma que o pavimento do meio pudesse funcionar como uma espécie de andar técnico, congregando as salas de apoio do laboratório (de uso comum) e as salas de máquinas. Com esta solução, viabilizamos o encaminhamento de todas as instalações técnicas, que de outra maneira não seria possível, dado o pé-direito insuficiente para a passagem horizontal dos dutos. 

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Completando a distribuição do programa, no térreo há a recepção e um pequeno auditório; nos dois últimos andares ficam as atividades administrativas do Instituto; na cobertura foi criada uma plataforma técnica em estrutura metálica para acomodar as centrais de utilidades do prédio, composta por gerador, condensadoras de ar-condicionado, caixas d’água, etc. 

© Nelson Kon
© Nelson Kon

 O volume do prédio foi totalmente reformulado, para atender aos requisitos de conforto ambiental e também com o propósito de criar uma imagem forte para o Instituto.  A solução encontrada foi reduzir a superfície envidraçada (para atender ás necessidades dos laboratórios) e “envelopar” todo o edifício com uma segunda pele de chapas metálicas perfuradas.  

© Nelson Kon
© Nelson Kon

Os caixilhos utilizados, dotados de vidros laminados de 12mm, foram dimensionados por um consultor de acústica para reduzir o alto ruído proveniente do Minhocão; a pele metálica, de chapas galvanizadas com pintura eletrostática, foi fixada no prédio através de um sistema de longarinas metálicas, que asseguram a planicidade desejada e o correto afastamento da fachada original do prédio. O resultado geral é um volume íntegro, bem articulado com o entorno, que se coloca na paisagem urbana com personalidade, mas sem exageros.

Corte A
Corte A

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Instituto de Pesquisas da Santa Casa / Andrade Morettin Arquitetos Associados" 30 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/623230/instituto-de-pesquisas-da-santa-casa-slash-andrade-morettin-arquitetos-associados> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.