Residência Cocoon / Studio Aula

Residência Cocoon / Studio Aula - Mais Imagens+ 18

  • Arquiteto Responsável: Mitsuru Yoshida,Kyoko Hoshina
  • País: Japão
Mais informaçõesMenos informações
© Ippei Shinzawa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Nosso cliente é uma família composta com por um casal na faixa dos cinquenta anos, dois filhos e uma mãe. Eles viviam antes na região de Kiso em uma casa de campo centenária construída em madeira, papel e cimento no período de Meji. Kiso é conhecida por sua beleza natural, rodeada de montanhas, bosques e água. Os clientes adoravam a antiga residência e sua localização, mas um acidente os obrigou a mudarem-se, e por isso compraram uma casa existente com um belo jardim antigo no subúrbio adjacente. Infelizmente, a residência adquirida não possuía as condições de segurança adequadas para a caso de terremoto, então, foi necessária a demolição e construção de uma nova residência no local.  

© Ippei Shinzawa

Depois desse dilema, nossa esperança era consolar a família com uma nova casa que tivesse algo do estilo tradicional japonês que tanto amavam. A construção de vigas e texturas de madeira foi uma homenagem a velha casa em Kiso. Madeiras de cipreste japonês (Hinoki) foram retiradas do bosque de propriedade da família, onde as árvores foram plantadas para o nascimento do seu filho.

© Ippei Shinzawa

A residência Cocoon está construída em uma propriedade que é estreita e profunda, com um antigo jardim na parte de trás. No lado norte, em frente a rodovia, colocamos o depósito e o espaço para receber luz e vento. Ripas verticais de parede em estilo japonês foram utilizadas para conferir privacidade. Um piso de terra multifuncional proporciona uma entrada desde o norte e se estende até o jardim sul. Essa circulação interior/exterior está alinhada com o depósito e se converte em espaço público central para os hóspedes. Existem dois temas visuais dominantes em todo o projeto: os icônicos espaços quadrados emoldurados e os padrões que lembram um casulo.

© Ippei Shinzawa

O jardim tradicional foi reformado com escadas que levam ao solo de terra no interior. Enquanto a maioria das casas vizinhas são de um estilo industrial mais convencional, nosso desenho tem como objetivo integrar o velho e o novo em uma linguagem arquitetônica japonesa modernizada.

Planta Baixa -Térreo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Cocoon / Studio Aula" [Cocoon House / Studio Aula] 19 Jun 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/621585/residencia-cocoon-slash-studio-aula> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.