O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Edificios Públicos
  4. Cite des Affaires em Saint-Étienne / Manuelle Gautrand Architecture

Cite des Affaires em Saint-Étienne / Manuelle Gautrand Architecture

  • 13:00 - 16 Junho, 2014
  • Traduzido por Maria Julia Martins
Cite des Affaires em Saint-Étienne / Manuelle Gautrand Architecture
Cite des Affaires em Saint-Étienne / Manuelle Gautrand Architecture, © Vincent Fillon
© Vincent Fillon

© Vincent Fillon © Vincent Fillon © Vincent Fillon © Vincent Fillon + 20

  • Arquitetos

  • Localização

    106 Rue de la Montat, 42000 Saint-Étienne, França
  • Arquiteto Responsável

    Thomas Daragon
  • {:area=>"Área", :architects=>"Arquitetos", :interior_designers=>"Arquitetos de interiores", :location=>"Localização", :year=>"Ano do projeto", :project_year=>"Ano do projeto", :photographs=>"Fotografias", :competition=>"Competição", :award=>"Premio", :project_name=>"Projeto", :credits=>"Autores", :title=>"Título", :type=>"Tipo", :website=>"Website", :organizers=>"Organizadores", :registration_deadline=>"Prazo de inscrição", :submission_deadline=>"Prazo para envio", :venue=>"Onde", :address=>"Endereço", :price=>"Preço", :country_restrictions=>"Restrições geográficas (restrições por país)", :from=>"De", :until=>"Até", :isbn=>"ISBN", :author=>"Autor", :publisher=>"Editor", :publication_year=>"Ano da Publicação", :binding=>"Encadernação", :language=>"Idioma", :m2=>"m2"}

    Yves Tougard
  • Ano do projeto

    2010
  • Fotografias

    © Vincent Fillon
    © Vincent Fillon

    Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno é um ponto de ligação entre o centro de Saint-Etienne e a vizinhança do novo bairro Chateaucreux, a qual forma uma grande entrada. Também constitui um pólo de agrupamento de vários órgãos do governo que irão definir-se no local: Autoridade de Desenvolvimento Regional, Impostos, Epora, Saint-Etienne Métropole, e assim por diante. Instalações de serviços e de lazer também farão parte: restaurante corporativo comparrtilhado, café, departamento de turismo para a área metropiltana.

    © Vincent Fillon
    © Vincent Fillon

    A ideia é desenvolver uma área "contínua" construída para interagir com as ruas adjacentes. Uma construção linear que se ergue e se desdobra, mas também abraça o chão para formar edifício acessível. Cada uma das suas grandes baías serve uma via de acesso: o portal principal se abre para a avenida Grüner, que atrai os pedestres para o local em um movimento de deslizamento. Um abrigo de cobertura alta amplia este saguão, que é o maior dos três. As outras duas grandes 'portas' abrem o projeto para as ruas que irrigam o terreno, interligando percursos de pedestres na área.

    © Philippe Ruault
    © Philippe Ruault

    O nosso desejo de continuidade na construção não apenas reflete a ideia de construir um marco urbano legível e unitário, mas também oferece a flexibilidade que o projeto necessita. Na verdade, o princípio por trás desta continuidade é imaginar um conjunto de "peças de comunicação" que permitam que os usos se fundam em um todo e evoluam de acordo com as suas necessidades em harmonia com outros usuários. A ausência de pausas nas superfícies garante a possibilidade de aumentar ou reduzir o espaço.

    © Philippe Ruault
    © Philippe Ruault

    O projeto é como uma grande 'serpente asteca' subindo no terreno. Seu corpo tem três faces idênticas exteriores, e uma inferior que é diferente: a pele de escamas prateadas transparentes e uma 'garganta' amarela, brilhante e opaca. Este duplo tratamento das superfícies obedece a uma lógica simples compartilhada por toda parte, que visa expressar a clareza nas dobras. Dependendo desses movimentos, a parte inferior amarela ou é uma cobertura flutuante ou uma parede vertical interior, que acompanha os movimentos dos pedestres com sua rica presença luminosa. Tanto brilho amarelo ilumina as calçadas e as fachadas de vidros. Este é um projeto reúne amarelo e cinza, prata e ouro.

    Corte
    Corte

    Ver a galeria completa

    Sobre este escritório
    Manuelle Gautrand Architecture
    Escritório
    Cita: "Cite des Affaires em Saint-Étienne / Manuelle Gautrand Architecture" [CITE DES AFFAIRES IN SAINT-ETIENNE / Manuelle Gautrand Architecture] 16 Jun 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Martins, Maria Julia) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/621044/cite-des-affaires-em-saint-etienne-slash-manuelle-gautrand-architecture> ISSN 0719-8906

    ¡Você seguiu sua primeira conta!

    Você sabia?

    Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.