Casa VER / Bmrg Arquitectos

Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 2 de 25Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 3 de 25Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 4 de 25Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 5 de 25Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Mais Imagens+ 20

Colina, Chile
Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 3 de 25
© Sebastian Thomas

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa VER está localizada no entorno suburbano de Santiago do Chile, onde a natureza tem uma presença forte e o diálogo com ela é imprescindível.

Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 9 de 25
© Sebastian Thomas

Inicialmente a locação e orientação da residência foram ditadas, principalmente, por regulamentações de condomínio, nos levando a buscar estratégias alternativas que garantiriam a iluminação natural, vista e privacidade desejada. O pedido inicial buscava uma orientação com pouca luminosidade, mas também uma vista privilegiada.

Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 10 de 25
© Sebastian Thomas

Desta forma, esta nova aproximação criou uma residência trespassada pela natureza, com a integração de pátios internos, permitindo aos fechamentos a terem uma vista ideal ao mesmo tempo que há uma grande quantidade de luz natural.

Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 4 de 25
© Sebastian Thomas

Com relação ao espaço volumétrico, o primeiro andar serve como base, formando o espaço, enquanto o segundo andar é uma caixa que posiciona-se livremente acima. Ambos os espaços encontram-se nos pátios, onde a materialidade do segundo andar desce, cercando as paredes do primeiro andar e aumentando a sensação de verticalidade destes espaços que estão à céu aberto.

Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 11 de 25
© Sebastian Thomas

A luz se reúne pela fachada norte, onde as janelas são, primeiramente, escondidas e então expostas para capturar a luminosidade desejada. A vista sobre esta fachada é negada para dar a privacidade necessária para o terreno a partir da rua. No entanto, a fachada sul é totalmente aberta para apreciar a vista das montanhas, a partir do pátio privativo da casa.

Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 13 de 25
Planta-Baixa Primeiro Andar

A materialidade procura fortalecer as decisões volumétricas e dar suporte ao programa e ser consequência da construção, para o qual o volume alvo do primeiro andar, construído de alvenaria reforçada, acomoda as áreas públicas, deixando o segundo andar como um único espaço volumétrico, contendo o quarto principal e suas dependências, transformando-o em um local de tranquilidade com vista panorâmica ideal. Neste último espaço, a madeira é trabalhado com uma fachada ventilada, o que melhora consideravelmente o desempenho térmico da casa, que, quando apoiada pelos pátios cria uma arquitetura eficiente em termos de energia e um melhor nível de conforto para os habitantes.

Casa VER  / Bmrg Arquitectos - Imagem 5 de 25
© Sebastian Thomas

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VER / Bmrg Arquitectos" [VER House / Bmrg Arquitectos] 25 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/603465/casa-ver-slash-bmrg-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.