O site de arquitetura mais visitado do mundo
Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Centro De Observação
  4. Espanha
  5. Ignacio Vila Almazán
  6. 2007
  7. Restauro da Torre Árabe em Riba de Saelices / Ignacio Vila Almazán + Alejandro Vírseda Aizpún + José Ignacio Carnicero

Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Restauro da Torre Árabe em Riba de Saelices / Ignacio Vila Almazán + Alejandro Vírseda Aizpún + José Ignacio Carnicero

Restauro da Torre Árabe em Riba de Saelices / Ignacio Vila Almazán + Alejandro Vírseda Aizpún + José Ignacio Carnicero

 

Restauro da Torre Árabe em Riba de Saelices / Ignacio Vila Almazán + Alejandro Vírseda Aizpún + José Ignacio Carnicero, © Montse Zamorano
© Montse Zamorano

© Montse Zamorano © Montse Zamorano © Montse Zamorano © Montse Zamorano + 34

  • Colaboradores

    Fernando Arenas Prieto, Inés Delgado.
  • Engenheiro

    Manuel Iglesias Velasco.
  • Construtora

    SOPSA S.A.
  • Cliente

    Ministério da Cultura (I.P.H.E.).
  • Orçamento

    154.875,00 Euros
© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

O projeto consiste no restauro de uma torre árabe do século IX localizada em uma colina na província de Guadalajara. A silhueta externa foi reconstruída buscando-se recuperar a imagem original (descrita em diversos textos de história), de acordo com as normas para este tipo de intervenção. Para isso, utilizou-se pedras retiradas la colina, posteriormente lapidadas segundo as rochas da construção. 

Axonométrica
Axonométrica

O novo uso público do mirante obriga a construção de uma passarela de acesso externa e alguns elementos verticais de comunicação, instalados no interior e que direcionam os visitantes até o nível mais elevado. Do topo da torre, desfruta-se de privilegiadas vistas para o vale do rio Saelices.

© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

O projeto destes novos elementos é condicionado por duas premissas fundamentais. A primeira é determinada pelo contexto, já a localização particular da torre dificulta o acesso a pé e, consequentemente, o transporte de materiais para a construção. A segunda é de caráter ideológico; toda arquitetura projetada e construída deve ser testemunha e registro do pensamento e dos meios de seu tempo, de nenhum modo ela deve involuir e reproduzir um passado superado e transcendido. 

© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

Portanto, contrariamente à estratégia utilizada na envoltória, a nova arquitetura é projetada em um material leve, de caráter efêmero, e como resultado de novos avanços técnicos realizados pela indústria do alumínio: uma liga de magnésio e alumínio que melhora as propriedades de resistência e leveza do material.

Passarela
Passarela

Com o objetivo de reduzir a quantidade de material utilizado, recorre-se, quando possível, a sistemas construtivos em que predominem os esforços de tração. Assim, a espessura dos elementos, em geral, não ultrapassa 20 mm.

© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

Não apenas a materialidade e a construção, mas também as sensações opostas (instabilidade / estabilidade) que sentirão os visitantes, contribuirão para enfatizar a diferença entre as duas épocas tão distantes e distintas presentes no projeto.

© Montse Zamorano
© Montse Zamorano

 

Ver a galeria completa

Localização do Projeto

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restauro da Torre Árabe em Riba de Saelices / Ignacio Vila Almazán + Alejandro Vírseda Aizpún + José Ignacio Carnicero" [Rehabilitación de Torre Árabe en Riba de Saelices / Ignacio Vila Almazán + Alejandro Vírseda Aizpún + José Ignacio Carnicero] 17 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/602111/restauro-da-torre-arabe-em-riba-de-saelices-slash-ignacio-vila-almazan-plus-alejandro-virseda-aizpun-plus-jose-ignacio-carnicero> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.