Casa Cubo Preto / KameleonLab

Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 2 de 22Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 3 de 22Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 4 de 22Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 5 de 22Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Mais Imagens+ 17

  • Arquitetos: KameleonLab
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  235
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tomasz Zakrzewski
Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 5 de 22
© Tomasz Zakrzewski 

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto demonstra uma total reformulação de uma casa de família típica polonesa dos anos 70 do século XX.

Os clientes compraram um terreno onde existia uma pequena edificação de dois andares e seu objetivo principal era fazer com que esta casa se tornasse duas vezes maior, incorporando a antiga estrutura mas alterando completamente as elevações.

Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 3 de 22
© Tomasz Zakrzewski 

Ao final de um "lifting facial" o antigo cubo branco se tornou um "cubo preto"

A habitação existente foi estendida em duas direções, em direção ao jardim e para a fronteira oeste do terreno, conseguindo um espaço extra para uma sala de estar no piso térreo e um novo dormitório para os pais com roupeiro no 1º pavimento.

Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 10 de 22
© Tomasz Zakrzewski 

O terreno se localiza em uma zona urbana residencial de alta densidade, onde garantir a privacidade, muito importante para os clientes, foi uma das questões principais do projeto.

Seguindo o desejo do cliente de minimizar as possíveis visualizações do interior da casa vindas do exterior, as elevações frontais e laterais possuem um mínimo de aberturas que são compensadas por algumas claraboias e uma parede de vidro perfilado com 5 metros de altura.

Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 17 de 22
© Tomasz Zakrzewski 

O layout da casa foi reorganizado para separar zonas diferentes de modo bastante regular.

A planta aberta no piso térreo é dedicada para toda a família e seus amigos, enquanto o piso superior é estritamente privado abrigando o quarto dos pais de um lado da uma casa e o quarto dos filhos no outro.

Um dos aspectos mais importantes deste projeto foi criar uma transição suave entre a casa e a área ajardinada. A partir do lado do jardim uma estrutura metálica foi projetada de modo a cercar o terraço e suportar a "caixa de quarto". Isso criou um outro espaço - fechado, mas de alguma forma, já no jardim. A estrutura de aço servirá como uma construção para que grelhas de madeira ou membranas têxteis maximizem a privacidade e criem sombra nos meses de verão.

Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 6 de 22
© Tomasz Zakrzewski 

Esta "entre" zona servirá como uma extensão da sala de estar, onde uma fachada com vidro deslizante torna possível conectar-se com o espaço exterior quase perfeitamente. Durante o verão e na primavera isto será ideal para churrascos, festas no jardim e servirá como parque infantil.

Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 20 de 22

Uma árvore crescia na futura área do terraço, havia uma intenção de mante-la no local. Infelizmente, ela foi danificada durante obras de construção e, portanto, teve que ser cortada. Os donos da casa decidiram plantar uma nova árvore naquele local uma vez que a construção da casa estivesse concluída.

Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 7 de 22
© Tomasz Zakrzewski 

Após uma busca cuidadosa pelo tratamento adequado das fachadas, os arquitetos decidiram por revestir a casa com madeira pintada de preto e, graças a isso conseguiram atingir um efeito forte, quase "gráfico". Utilizando materiais ecológicos.

Para destacar as "partes vazias" da estrutura (onde a massa sólida é subtraída) - a zona de entrada e a zona do terraço, reboco colorido e branco foram utilizados ao invés de madeira.

Casa Cubo Preto  / KameleonLab - Imagem 21 de 22

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cubo Preto / KameleonLab" [Black Cube House / KameleonLab] 07 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601473/casa-cubo-preto-slash-kameleonlab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.