O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Apartamentos
  4. Dinamarca
  5. SeARCH
  6. 2013
  7. O Iceberg / CEBRA + JDS + SeARCH + Louis Paillard Architects

O Iceberg / CEBRA + JDS + SeARCH + Louis Paillard Architects

  • 13:00 - 5 Maio, 2014
  • Traduzido por Camilla Sbeghen
O Iceberg / CEBRA + JDS + SeARCH + Louis Paillard Architects
O Iceberg / CEBRA + JDS + SeARCH + Louis Paillard Architects, © Mikkel Frost
© Mikkel Frost

© Mikkel Frost © Mikkel Frost © Mikkel Frost © Mikkel Frost + 140

© Mikkel Frost
© Mikkel Frost

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Iceberg está localizado em um lugar privilegiado em frente ao porto no novo bairro de Aarhus Ø (Aarhus Leste), e consta de 208 apartamentos. A exemplo de muitas outras zonas desgastadas da região portuária, o antigo porto de containers de Aarhus está se transformando em um vibrante novo bairro.

Corte CC
Corte CC

Este é um dos primeiros projetos a serem terminados em uma área que, no momento da sua finalização, será o lar de 7.000 habitantes e proporcionará 12.000 novos postos de trabalho. A área total de 800.000 m2 do local converte-lhe em um dos maiores empreendimentos de uma cidade frente ao porto de toda a Europa.  

© Mikkel Frost
© Mikkel Frost

A inspiração para o Iceberg originou-se da sua extraordinária localização, com espetaculares vistas para a baía de Aarhus. Portanto, a tarefa, aparentemente simples, era maximizar as vistas e as condições de luz solar cada espaço e ao mesmo tempo respeitar o contexto urbano da área.

Planta baixa - Terceiro Pavimento
Planta baixa - Terceiro Pavimento

Ao invés de seguir o plano diretor, que foi dominado por blocos fechados, o projeto se estabelece em quanto alas em forma de 'L', onde os espaços da rua se abrem entre a água. A fim de obter as melhores condições de luz diurna e as vistas para a baía, os volumes do edifício são cortados por linhas irregulares.

© Mikkel Frost
© Mikkel Frost

As coberturas sobem e descem em forma de picos e vales que criam paisagens visuais através dos volumes individuais - como icebergs flutuantes que constantemente refratam o olhar. Desse modo, até mesmo os moradores das alas do fundo podem desfrutar da vista. O princípio da divisão de cada edifício em picos e vales contribui para adaptar a escala dos edifícios ao ambiente circundante. Ao invés de ser considerado como um bloco fechado para o interior do complexo, esse volume é experimentado como uma estrutura aberta, criando mais apelo arquitetônico.

© Mikkel Frost
© Mikkel Frost

Em algumas áreas selecionadas se pressiona a estrutura do edifício em direção a rua para criar uma escala e um caráter portuário. Em outras, a estrutura é puxada para cima a fim de gerar mais qualidade urbana. A cidade e o porto encontram-se em um idioma comum.

Diagrama Solar
Diagrama Solar
Diagrama de Vistas
Diagrama de Vistas

As formas variadas e espetaculares que derivam desse simples algoritmo fazem com que seja possível criar uma gama de diferentes tipos de apartamentos no complexo - a geometria externa altera-se conforme sobe através do edifício e portanto, também influencia na conformação das plantas, que variam de casas geminadas de dois pavimentos, apartamentos menores e mais acessíveis, até coberturas exclusivas.

© Mikkel Frost
© Mikkel Frost

A variedade de residências com diferentes sacadas, formas e orientações, assim como a combinação de moradias ocupadas pelos proprietários e as previstas para serem alugadas, criam socialmente diversos entornos urbanos que formam uma comunidade local animada: o complexo de edifícios converte-se em um bairro em vez de uma mera série de blocos residenciais.

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
SeARCH
Escritório
CEBRA
Escritório
JDS
Escritório
Louis Paillard Architects
Escritório
Cita: "O Iceberg / CEBRA + JDS + SeARCH + Louis Paillard Architects" [The Iceberg / SeARCH + CEBRA + JDS + Louis Paillard Architects] 05 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Sbeghen Ghisleni, Camila) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601401/o-iceberg-slash-cebra-plus-jds-plus-search-plus-louis-paillard-architects> ISSN 0719-8906