O site de arquitetura mais visitado do mundo
i

Inscreva-se agora e organize a sua biblioteca de projetos e artigos de arquitetura do seu jeito!

Inscreva-se agora para salvar e organizar seus projetos de arquitetura

i

Encontre os melhores produtos para o seu projeto em nosso Catálogo de Produtos

Encontre os produtos mais inspiradores do nosso Catálogo de Produtos

i

Instale o ArchDaily Chrome Extension e inspire-se a cada nova aba que abrir no seu navegador. Instale aqui »

i

En todo el mundo, arquitectos están encontrando maneras geniales para reutilizar edificios antiguos. Haz clic aquí para ver las mejores remodelaciones.

Quer ver os melhores projetos de remodelação? Clique aqui.

i

Mergulhe em edifícios inspiradores com nossa seleção de 360 ​​vídeos. Clique aqui.

Veja nossos vídeos imersivos e inspiradores de 360. Clique aqui.

Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos
Navegue entre os artigos utilizando o teclado
  1. ArchDaily
  2. Projetos
  3. Aquário
  4. Portugal
  5. PROMONTORIO
  6. Aquário Rio Mora / Promontório

Aquário Rio Mora / Promontório

Aquário Rio Mora / Promontório
Aquário Rio Mora / Promontório , © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 52

  • Arquitetos

  • Localização

    7490 Mora, Portugal
  • Colaboradores

    J. Cancela, A. Braga, R. Correia, S. Reis, R. Henriques
  • Equipe de projeto

    João Perloiro, João Luís Ferreira, Paulo Perloiro, Paulo Martins Barata, Pedro Appleton
  • Área

    3000.0 m²
  • Fotografias

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Aquário Rio Mora se localiza na cidade de Mora, norte de Portugal, na região de Alentejo, que tem sua economia baseada numa fraca atividade agrícola. Dada a necessidade da mudança na base econômica da região para o turismo ecológico e lazer, a prefeitura lançou um concurso de projeto para a construção de um aquário que poderia, de algum modo, incorporar os paradigmas da biodiversidade da bacia ibérica.

Localizada dentro do parque ecológico de Gameiro, entre as plantações de oliveiras, a construção está afastada das atividades de pesca e lazer relacionadas ao rio. A topografia ondulante forma uma bacia na confluência dos cursos d'água. Implantando-se o aquário na borda da pequena lagoa, estabelece-se uma relação fundamental entre os programas temáticos e a presença da água.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

Dado o forte sol de Alentejo e a necessidade de criar sombras, a construção foi concebida como um monólito compacto com cobertura em duas águas constituído a partir de pórticos pré-fabricados de concreto branco que cobrem vãos de 33 metros, evocando, assim, a imagem dos famosos estábulos de Alentejo conhecidos como "montes".

Localizada sobre uma base maciça de concreto com uma escada e uma rampa de acesso integradas, a série de pórticos permite entrever uma série de caixas que contém o programa. No interior, os espaços de exposição tendem a ser escuros, minimizando o impacto dos raios UV e os reflexos na água, e permitindo a apreciação do fundo dos aquários. Os espaços vazios entre os programas e a série de pórticos não apenas geram perspectivas recortadas do exterior, mas também criam um promenade que culmina numa passarela sobre a lagoa que é, em si,  uma exposição dos animais e plantas da região. 

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

A exposição ao vivo, a principal atração do aquário, reproduz o habitat de diferentes regiões, o que permite exibir, lado a lado, várias espécies de plantas e animais. No subsolo, complexos sistemas garantem a estabilidade da temperatura da água, do ph, e do controle de qualidade em cada habitat. Neste sistema a água é obtida através de um poço, bombeada para um reservatório e reciclada aós o uso. 

As caixas onde se localizam os programas recebem um acabamento de gesso polido sobre alvenaria, com esquadrias de madeira e aço. Com 2.000 m², o Aquário Rio Mora inclui mais de 500 espécies vivas e espera receber cerca de 200 mil visitantes por ano.

Courtesy of Promontorio
Courtesy of Promontorio

Ver a galeria completa

Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
PROMONTORIO
Escritório
Cita: "Aquário Rio Mora / Promontório " [Acuario Rio Mora / Promontório ] 05 Mai 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601400/aquario-rio-mora-slash-promontorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.