Potlatch! / elii

Potlatch!  / elii - Mais Imagens+ 11

  • Colaboradores: elii - Ana Herreros, Eva Rubio, Pedro P. García
  • Interpretação: María Jerez
  • Produção: elii, Matadero Madri
  • Som: Sergío García
  • Música: Cafe Connection por Morgantj (Creative Commons)
  • Tradução: Denis Smyth
  • Arquitetos Responsáveis: Uriel Fogué, Eva Gil, Carlos Palacios
  • Cidade: Madri
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Miguel de Guzmán

© Miguel de Guzmán

O projeto para as residências artísticas El Ranchito 2014 faz alusão à uma antiga cerimônia de troca de presentes que era celebrada pelas tribos da costa americana do Pacífico conhecida como potlatch.

© Miguel de Guzmán

El Ranchito 2014 irá iniciar com o potlatch. Antes dos trabalhos começarem, todos os artistas receberão um presente contendo todas as ferramentas necessárias para se estabelecer na Baía 16 do Matadero em Madri.

© Miguel de Guzmán

Esse presente, grande, leve e sobre rodas é facil de ser transportado, para que artistas possam explorar essa Baia e escolher o local ideal para passar as próximas semanas. Uma vez que eles encontraram seu local, podem deixar seu presente e utilizar a envoltória para abrigar seu espaço de trabalho de acordo com suas necessidades.

O Potlatch! System gira em torno de quatro elementos principais que compõem o pacote de presente:

© Miguel de Guzmán

Primeiro, a embalagem do presente. Formada por seis estufas desdobráveis de 1,50 x 0,75 x 2,05 m cada. Suas bases são articuladas de modo que diferentes configurações espaciais possam ser dispostas, de uma parede maciça de estufas até divisórias isoladas ou tiras em ziguezague. As estufas separam as áreas de trabalho diferentes, ao mesmo tempo que oferecem espaço de armazenamento e iluminação, já que algumas delas apresentam luzes embutidas nas suas estruturas.

Em segundo lugar, existe o módulo rígido. A última unidade de elementos no presente possui a mesma geometria que as estufas, mas é construído em MDF, para que possa ser utilizado como um painél vertical rígido (como stande de display ou quadro de avisos) ou ainda como superfície de trabalho quando na horizontal. Uma cabine de armazenamento está inclusa na sua base.

© Miguel de Guzmán

Em terceiro lugar, o tricíclo. Uma vez que as estufas foram dobradas e a mesa foi erguida, o triciclo é usado para transportar o embrulho pela baía até que sua localização apropriada seja encontrada.

© Miguel de Guzmán

Por último, o material. O presente contém todas as ferramentas essenciais para a estadia, incluindo luzes, cadeiras, copos, cabides, um pequeno tapete, algumas plantas, um regador, um guia de leitura e, mais importante, uma rede para as siestas.

© Miguel de Guzmán

Todas as estufas podem ser interconectadas. O sistema permite diferentes configurações para 'melhorar' a Baía 16: tiras isoladas, uma área isolada do espaço aberto com várias áreas especializadas para o trabalho individual, associações pontuais entre residentes, etc. Parte do objetivo destas residências é fazer com que participantes adaptem seu espaço de co-habitação e experimentar o espaço aberto. Por último, o projeto inclui uma sala de reunião, uma área de descanço, e uma área para refeições e preparo de chá, utilizando o máximo de elementos reciclados de edições anteriores de El Ranchito quanto for possível.

© Miguel de Guzmán

Há várias restrições tanto para a estratégia quanto para o aspecto material do projeto. Por um lado a necessidade de ser capaz de desmontar e dobrar todo o conjunto para que os artistas residentes sejam compatíveis com outros tipos de programas, como exibições ou eventos, que serão exibidos no mesmo espaço ao longo do ano. Por outro lado, o armazenamento do conjunto quando não há residências: Uma vez que eles são desmontados, o conjunto pode ser dobrado e reduzidopara um tamanho de 3,50 x 1,80 x 2,2 metros cada. Finalmente, a sua natureza efêmera, a sua adaptação a um orçamento limitado e sua produção dentro de um mês também precisam ser considerados.

© Miguel de Guzmán

Um total de oito presentes para oito artistas, que, então, precisam cumprir sua parte no ritual potlatch: através do seu trabalho, todos os artistas vão apresentar um presente para os cidadãos de Madrid em troca. Estes trabalhos serão exibidos na exposição realizada depois de cada residência no Matadero, em Madrid.

Projeto

-  Celebração. Projetos artísticos são sempre uma causa para celebração. El Ranchito 2014 começará com uma celebração: a cerimônia de troca de presentes que remonta ao potlatch americano.

Antes de começar, um presente.

-  Espaços portáteis. Uma embalagem enorme e leve, com rodas, portátil, movida à um triciclo para adultos, que pode ser utilizada para explorar o espaço na busca da posição mais adequada.

Espaços guardáveis, com pedais.

© Miguel de Guzmán

- Arquitetura de envoltória. O presente inclui tudo o que precisamos para nos sentir em casa. Crie seu próprio espaço com a embalagem de presente.

Abra o presente e embrulhe o seu espaço.

-  Vizinhança transformável. O conjunto permite uma infinidade de arranjos funcionais, graças ao seu sistema de conexão.

Melhorar o espaço de acordo com suas afinidades.

© Miguel de Guzmán

- Dobrando como um pop-up. Todo o conjunto pode ser desmontado e dobrado para não deixar nenhum vestígio do que aconteceu.

Arquitetura efêmera para encontros fugazes.


Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Matadero Madri, Paseo de la Chopera, 14, 28045 Madri, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Potlatch! / elii" [Potlatch! / elii] 03 Mai 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601377/potlatch-slash-elii> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.