Casa Cercada / Nikolas Briceño arquitectos

Casa Cercada / Nikolas Briceño arquitectos - Mais Imagens+ 24

Lima, Peru
Planta 1º Pavimento

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa localiza-se na cidade de Lima, em um bairro residencial com lotes regulares de 500 metros quadrados cada, com construções que seguem os parâmetros básicos e ocupam a maior parte da terra. A Casa Cercada surge após uma série de requisitos do cliente e a experimentação de espaço feita pelos arquitetos do escritório 2,8 x.

© Javier Florez

A percepção de amplitude, brilho, transparência e espaço foram algumas das questões sugeridas pelo cliente. Uma casa que funcionasse por conta própria, onde a área social teria certa independência da área privada.

© Javier Florez

A sensação de que o terreno dobra de tamanho se a casa é posicionada em um canto foi somada a intenção dos arquitetos de gerar espaços flexíveis utilizando a paisagem como parte do projeto. Como resultado, a criação de um espaço com vista 360º da paisagem interna no primeiro pavimento da área social (sala de estar, sala de jantar e estúdio) e o uso da paisagem externa, composta por colinas e áreas verdes, a partir do segundo pavimento do volume social (terraço). Os arquitetos decidiram usar o teto (quinta fachada), que é comumente deixado de lado em Lima, para construir uma piscina e criar uma área para churrasco.

© Javier Florez

Desta forma, o projeto é composto por dois volumes diferentes e separados, cuja conexão é feita por uma ponte que serve de cobertura para o espaço de junção. O primeiro volume é transparente, rodeado por um jardim e um espelho de água que transcorre por quase toda a extensão do terreno.

© Javier Florez

Por outro lado, o segundo volume de dois andares é muito mais hermético. Abriga a área dos funcionários no primeiro pavimento e a área privada no segundo. Este segundo volume tem um "L" para proteger o volume transparente do sol, e para eliminar visuais não desejadas de outros edifícios vizinhos, além de fortalecer o projeto ao remeter a relação de esquina.

© Javier Florez

A proposta considerou a geração de um bom relacionamento entre o edifício e a vizinhança. E por essa razão, os arquitetos decidiram mudar o projeto e deixar um canto livre para dar mais poder a entrada da casa. Da mesma forma, eles decidiram prolongar o espelho d'água até a rua e aumentar o muro do perímetro, como uma parede flutuante, para que os pedestres possam ter contato com a água.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cercada / Nikolas Briceño arquitectos" [Surrounded House / Nikolas Briceño arquitectos] 29 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601345/casa-cercada-slash-2-dot-8x-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.