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Remodelaçao

Apresentado por the MINI Clubman

Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects

Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects
Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects, © Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

© Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG © Fernando Guerra | FG+SG + 26

  • Arquitetos

  • Localização

    Rua da Escola, 4150 Porto, Portugal
  • Arquitetos responsáveis

    Carlos Jorge Coelho Veloso, Rui Filipe Coelho Veloso
  • Equipe de projeto

    Inês Costa
  • Empreiteira

    Costeira Empreiteiros, Sociedade de Construções S.A.
  • Cliente

    GOP- EM da Câmara Municipal do Porto
  • Área

    3,761.98 m²
  • Ano do projeto

    2011
  • Fotografias

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

1. Localização e contexto
O terreno de intervenção se localiza em um contexto urbano específico. A área do entorno é caracterizada por estruturas distintas em termos de volumetria, tipologia e morfologia. A oeste, num nível mais baixo, há estruturas urbanas consolidadas com vistas panorâmicas para o mar. A área remanescente é composta por residências unifamiliares de dois pavimentos construídas no século XX. O edifício da escola existente ocupa uma área de aproximadamente 5 268.00 m². No lado leste o terreno é delimitado pela Rua da Escola, que conecta o serviço e a área de acesso. 

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

2. Implantação
O desenho espacial e arquitetônico da nova Escola Central leva em consideração não apenas os limites da área disponível, mas também as necessidades do programa. Também foi considerada a topografia do terreno, a orientação solar, os acessos e conexões com o entorno, a conexão entre as áreas internas e externas e, ainda, a ligação funcional com o edifício preexistente. 

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

3. Programa
Buscamos formalizar e materializar o programa através de uma arquitetura capaz de se dissolver em seu próprio espaço, capaz de não ser mais percebida como um edifício, reforçando a identidade da edificação existente. A expansão consiste em um edifício com uma "arquitetura simples", híbrida no modo como se relaciona. À primeira vista sugere a ideia de uma massa que ocupa o perímetro do terreno e visa desaparecer. Esta ilusão é o resultado da elvoltória de vidro que reflete as árvores e arbustos que circundam o terreno. Intencionalmente, procuramos iludir a presença física de sua condição enquanto "massa" que preenche ocupa o solo. Os espaços do térreo são organizados em função de um pátio interno que estabelece conexões visuais entre o entorno e os limites do terreno.

© Fernando Guerra | FG+SG
© Fernando Guerra | FG+SG

4. Organização
Propusemos a idealização de uma escola que apresenta diferentes espaços e ambientes, dispostos de acordo com diferentes níveis de educação (pré-escola e escola primária), embora estes ainda se relacionem através de espaços comuns. A organização da estrutura de ensino é feita em função de diferentes espaços internos e externos e em como estes se relacionam.

Cortesia de AVA Architects
Cortesia de AVA Architects

Procuramos construir um cenário específico para a nova realidade da escola através da organização funcional e programática e seguindo uma linguagem clara.

Cita: "Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects" [Center School S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects] 26 Abr 2014. ArchDaily Brasil. (Trad. Baratto, Romullo) Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601282/escola-central-smiguel-de-nevogilde-slash-ava-architects> ISSN 0719-8906