Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects

Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects - Imagem 8 de 26Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects - Imagem 6 de 26Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects - Imagem 14 de 26Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects - Imagem 11 de 26Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: AVA Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  0
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2011
Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects - Imagem 7 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

1. Localização e contexto
O terreno de intervenção se localiza em um contexto urbano específico. A área do entorno é caracterizada por estruturas distintas em termos de volumetria, tipologia e morfologia. A oeste, num nível mais baixo, há estruturas urbanas consolidadas com vistas panorâmicas para o mar. A área remanescente é composta por residências unifamiliares de dois pavimentos construídas no século XX. O edifício da escola existente ocupa uma área de aproximadamente 5 268.00 m². No lado leste o terreno é delimitado pela Rua da Escola, que conecta o serviço e a área de acesso. 

Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects - Imagem 6 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

2. Implantação
O desenho espacial e arquitetônico da nova Escola Central leva em consideração não apenas os limites da área disponível, mas também as necessidades do programa. Também foi considerada a topografia do terreno, a orientação solar, os acessos e conexões com o entorno, a conexão entre as áreas internas e externas e, ainda, a ligação funcional com o edifício preexistente. 

Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects - Imagem 11 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

3. Programa
Buscamos formalizar e materializar o programa através de uma arquitetura capaz de se dissolver em seu próprio espaço, capaz de não ser mais percebida como um edifício, reforçando a identidade da edificação existente. A expansão consiste em um edifício com uma "arquitetura simples", híbrida no modo como se relaciona. À primeira vista sugere a ideia de uma massa que ocupa o perímetro do terreno e visa desaparecer. Esta ilusão é o resultado da elvoltória de vidro que reflete as árvores e arbustos que circundam o terreno. Intencionalmente, procuramos iludir a presença física de sua condição enquanto "massa" que preenche ocupa o solo. Os espaços do térreo são organizados em função de um pátio interno que estabelece conexões visuais entre o entorno e os limites do terreno.

Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects - Imagem 15 de 26
© Fernando Guerra | FG+SG

4. Organização
Propusemos a idealização de uma escola que apresenta diferentes espaços e ambientes, dispostos de acordo com diferentes níveis de educação (pré-escola e escola primária), embora estes ainda se relacionem através de espaços comuns. A organização da estrutura de ensino é feita em função de diferentes espaços internos e externos e em como estes se relacionam.

Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects - Imagem 17 de 26
via AVA Architects

Procuramos construir um cenário específico para a nova realidade da escola através da organização funcional e programática e seguindo uma linguagem clara.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Escola Central S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects" [Center School S.Miguel de Nevogilde / AVA Architects] 26 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/601282/escola-central-smiguel-de-nevogilde-slash-ava-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.