Mirante do Cerro del Obispo / Christ & Gantenbein

Mirante do Cerro del Obispo / Christ & Gantenbein - Mais Imagens+ 6

San Luis Potosi, México
  • Arquitetos: Christ & Gantenbein; Christ & Gantenbein
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  19
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2012
  • Fotógrafo
    Fotografias:Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto. A cada ano cerca de dois milhões de pessoas estabelecem sua peregrinação pela região mexicana de Jalisco, ao longo dos 117 quilômetros da Ruta del Peregrino. O percurso de sua peregrinação leva-los a partir da cidade de Ameca, sobre a montanha Cerro del Obispo até o ponto do Espinazo del Diablo e, finalmente, para a cidade de destino de Talpa de Allende com o santuário da Virgem de Talpa.

© Iwan Baan

Em 2008, o escritório de turismo de Jalisco resolveu mediante um plano diretor, criar uma melhor infra-estrutura para os peregrinos e, ao mesmo tempo atrair visitantes de todo o mundo a oeste do México. Os arquitetos mexicanos Tatiana Bilbao, Derek Dellekamp e Rozana Montiel convidaram arquitetos e designers selecionados para agarrarem-se em seus projetos com a história da rota dos peregrinos, bem como com a paisagem escarpada montanhosa no oeste do México. Nove pontos de referência são o resultado desse processo, entre eles, lugares para descanso e locais de contemplação, projetados por Dellekamp Arquitectos, Montiel Rozana (Periférica), Alejandro Aravena (Elemental), HHF arquitetos,  Luis Aldrete, Tatiana Bilbao, Ai Weiwei (Fake Design), Godoylab e Christ & Gantenbein.

© Iwan Baan

A coluna no pico do Cerro del Obispo, uma montanha com altura de quase 2.000 metros, projeta-se como um osso enorme para fora da paisagem lenhosa acima do vale de Ameca. Uma destacada, monolítica parede de concreto de forma orgânica compõe a torre de 26,55 metros, que pode ser acessada de um lado através de uma pequena entrada. Dentro, uma vista única para o céu aguarda o visitante – e à luz do sol, que vem através da abertura, refletido nas leves paredes de concreto, agrupando-se no chão.

© Iwan Baan

“O que é fascinante sobre este projeto para nós é o seu caráter quase arcaico: um objeto arquitetônico que tem a finalidade apenas de marcar um local especial na paisagem e dar às pessoas uma modo diferente, uma nova visão sobre o seu entorno – uma tarefa nobre e desafiadora!

© Iwan Baan

A coluna dos peregrinos define uma marca que é visível de longe para aqueles que se aproximam do local. Ele também cria um espaço emocionante, quase transcendental para aqueles que já alcançaram este ponto. O simples, mas marcante ambiente dentro da coluna, formada pela parede contorcida, nada mais é do que a vista para o céu, que se manifesta na arquitetura. É um exemplo de arquitetura sem qualquer simbolismo e intenções iconográficas.

Planta Baixa

Era importante para nós permitir uma experiência espiritual que está diretamente relacionado com uma percepção imediata física e espacial. Era tão importante que embora o objeto coluna também serve como um local de referência para a coletividade e também local para a rica experiência da peregrinação. Durante os meses de peregrinação uma espécie de aldeia de tendas e cabanas surge em torno do Cerro del Obispo. Isso faz da coluna o centro desta localidade temporária. E eu acho que é aí que reside a beleza deste projeto. É um lugar essencial para a experiência individual, bem como um centro coletivo de uma sociedade espirituosa. ˮ

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Cerro del Obispo, San Luis Potosí, México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Mirante do Cerro del Obispo / Christ & Gantenbein" [Cerro del Obispo Lookout Point / Christ & Gantenbein] 21 Abr 2014. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/600041/mirante-do-cerro-del-obispo-slash-christ-and-gantenbein> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.