
-
Arquitetos: FELT architecture & design
- Área: 170 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Stijn Bollaert

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa de um andar foi projetada para um casal de aposentados com a intenção de envelhecer no lugar — com dignidade, autonomia e conforto espacial. Totalmente acessível, a planta é organizado em torno de uma sequência clara de espaços de estar servidos e de serviço, apoiando tanto as rotinas do dia a dia quanto as necessidades futuras de cuidados.


Um ritmo visível de estruturas de madeira CLT expostas define a arquitetura interior, trazendo estrutura, calor e riqueza material à experiência de se mover pela casa. Embora modesta e parecida com um celeiro em sua presença voltada para a rua, a casa mantém um enigma silencioso. Seu telhado distintivo revela três volumes esculturais semelhantes a chaminés que marcam os espaços de serviço. Esses elementos verticais não apenas abrigam funções de suporte, mas também introduzem luz na profundidade do plano — de várias orientações — iluminando o coração da casa.


Um mezanino para os netos que visitam está aninhado no volume, adicionando uma camada de alegria e continuidade entre gerações. Esta não é apenas uma casa para a aposentadoria — é uma estrutura generosa e preparada para o futuro, para viver, partilhar e envelhecer com dignidade.









