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Arquitetos: VIASCAPE design
- Área: 2800 m²
- Ano: 2025
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Fotografias:CreatAR Images

Descrição enviada pela equipe de projeto. Após sua conclusão no final de 2023, o Parque Tianlin, projetado pela VIASCAPE, vem recebendo avaliações públicas muito positivas. Coincidentemente, professores do Jardim de Infância de Ciência e Tecnologia de Xuhui visitaram o parque diversas vezes entre 2024 e 2025, tanto de maneira espontânea quanto em grupos organizados. Eles perceberam que o desenho de habitat natural — integrado à experiência paisagística do parque — dialogava diretamente com o programa de educação infantil orientada pela natureza desenvolvido pela escola. Esse reconhecimento levou ao primeiro contato com a VIASCAPE, quando os professores manifestaram grande interesse em colaborar na renovação paisagística do campus Wending (doravante referido como “o jardim de infância”). Pouco depois, em abril de 2025, a equipe de projeto foi convidada a conduzir uma visita guiada com os professores, apresentando os princípios do habitat natural orientado pela paisagem empregados no Parque Tianlin. Durante o passeio, a equipe também aprofundou o conceito de “habitat urbano”, uma abordagem integrada que combina elementos naturais, dinâmicos e culturais. Esse encontro estabeleceu as bases para a colaboração que se seguiria, marcada por trocas constantes e inspiração mútua.


O trabalho preliminar foi essencial. A partir de levantamentos em campo, identificamos rapidamente os elementos paisagísticos que deveriam ser preservados. Conversas aprofundadas com a equipe pedagógica ajudaram a esclarecer as particularidades do ensino nas áreas de “Consciência da Natureza”, “Ciência e Tecnologia” e “Esporte”. Com isso, definimos o conceito geral da renovação como um “Espaço Externo de Aprendizagem e Exploração para Crianças”. A análise do custo e do planejamento da reforma permitiu estabelecer um quadro de renovação baseado em dois pilares: “criação de habitat natural como fundamento” e “renovação do sítio como núcleo da intervenção”. No início de maio de 2025, respondendo ao conceito pedagógico “Play+”, apresentamos a proposta geral e o esquema detalhado do Jardim de Infância Tabuleiro Voador. O projeto utiliza o jogo Flying Chess como matriz gráfica, adaptando-o às condições do terreno para definir a estrutura espacial. Os “caminhos coloridos” do jogo original foram incorporados como elementos paisagísticos distintos.



O caminho azul foi concebido como uma “Jornada da Força”, incorporando esportes olímpicos e dialogando com o foco da escola em educação esportiva. O caminho verde forma uma “Jornada da Natureza”, ilustrando cadeias alimentares e nichos ecológicos, em continuidade com a área de água e o tanque de areia existentes. O caminho lilás representa uma “Jornada do Tempo”, inspirada nos 24 termos solares da tradição chinesa. O caminho amarelo cria uma “Jornada do Espaço”, com temática astronômica. Esses dois últimos caminhos sustentam o eixo de educação científica da escola. Nas bordas do terreno, aproveitamos áreas verdes existentes e espaços sob estruturas de escalada para criar pontos de observação de habitat e melhorar o sub-bosque, seguindo a abordagem de restauração ecológica orientada pela “earthscape” aplicada no Parque Tianlin. Com isso, garantimos espaços adequados para atividades externas que estimulam a consciência ambiental. Embora a proposta final represente uma reformulação profunda do pedido inicial, ela constrói de forma eficaz uma paisagem educativa condizente com os princípios pedagógicos do jardim de infância.


Do ponto de vista do projeto, o Jardim de Infância Tabuleiro Voador mantém o compromisso da VIASCAPE com lógica espacial e funcionalidade. Adotamos um módulo quadrado de 2 m × 2 m como base para a organização do espaço. Sua repetição unidimensional forma o eixo principal de exploração; sua repetição bidimensional, as áreas concentradas de atividades. Esse sistema modular também foi utilizado em estruturas externas, como jardineiras tridimensionais com captação de água da chuva. Introduzimos, ainda, um conjunto secundário de módulos — 1 m × 1 m e 0,5 m × 0,5 m — para enriquecer interfaces espaciais, gerar variações tridimensionais e criar arquibancadas escalonadas ao redor da área central, além de espaços integrados para brincadeiras.



A área central combina os módulos de 2 m, 1 m e 0,5 m para acomodar uma ampla gama de atividades: labirintos, amarelinha, basquete, futebol e exercícios coletivos. Essa multifuncionalidade otimiza o uso do espaço externo, bastante limitado em um jardim de infância urbano de alta densidade. Outro destaque é o “Campo Gravitacional do Sistema Solar”, criado a partir da adaptação da estrutura existente “Cave-Hill” utilizando a mesma lógica modular. O espaço introduz visualmente conceitos como gravidade e sistema solar, enquanto o desenho e a execução paramétrica enriquecem as possibilidades de percepção espacial. Os quatro caminhos temáticos do “Tabuleiro Voador” formam circuitos independentes que se conectam no centro, resultando em um percurso amplo, seguro e marcante. Essa solução resolve o problema de circulação antes inacessível e atende ao programa de treinamento com bicicletas e balance bikes da escola.


Em nossos projetos paisagísticos para espaços educacionais é constante a atenção ao “crescimento pessoal” dos estudantes. No jardim de infância, aprofundamos essa abordagem considerando como o ambiente externo pode potencializar a cognição e a capacidade exploratória das crianças. O conceito do “tabuleiro” estabelece um sistema espacial intuitivo, ajudando os pequenos a compreender relações espaciais básicas. Os quatro “Caminhos de Crescimento” reforçam a filosofia educacional da instituição e permitem que o desenvolvimento aconteça por meio do brincar. Com traçados adequadamente não lineares e espaços flexíveis, incentivamos a exploração tanto do ambiente quanto de seus possíveis usos. Acreditamos que as crianças que aprenderem e brincarem nesse jardim de infância crescerão com maior consciência ambiental, entusiasmo pela vida, desejo de explorar, caráter sólido e um corpo saudável.


































