
-
Arquitetos: Mareines Arquitetura
- Área: 1350 m²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Legnox , Olaria Barduchi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Concebida em meio ao isolamento da pandemia, a Passive House é uma resposta direta ao desejo por uma vida mais simples, autônoma e conectada com a natureza. Assinada pela Mareines Arquitetura, a residência está implantada em um amplo terreno no interior paulista que passou por um processo de recomposição florestal, em parceria com o escritório Vistara Paisagismo.


A arquitetura assume esse compromisso desde sua implantação, em diálogo sensível com o terreno e com um programa que respeita o ciclo natural dos elementos.


Era importante que a casa surgisse da própria terra, utilizando seus materiais e respeitando seus fluxos. Não se trata apenas ser sustentável — ela precisa refletir essa sustentabilidade. — Ivo Mareines, arquiteto e sócio-fundador da Mareines Arquitetura
O ponto de partida do projeto foi a criação de um jardim murado em formato triangular, plantado com espécies variadas e protegido por três braços da arquitetura. "É uma reinterpretação dos claustros, elementos comuns em monastérios. Queríamos que esta fosse uma área de tranquilidade, pausa e meditação", revela Mareines.

Essa busca por introspecção e serenidade se reflete também na organização dos ambientes. A residência é composta por dois volumes principais. No pavimento térreo, estão as áreas sociais e as suítes de hóspedes, distribuídas de forma fluida e contínua. A setorização é sugerida, não imposta: o espelho d'água, o mobiliário, a curvatura da cobertura e a própria incidência da luz criam atmosferas distintas sem o uso de paredes. No volume superior, isolada sobre o jardim, encontra-se a suíte principal, um espaço amplo e reservado, com escritório e vista privilegiada do terreno, garantindo privacidade mesmo durante as visitas.

A cobertura em tijolo aparente, com curvatura acentuada, é um dos elementos centrais do projeto. Além de marcar esteticamente a residência, ela atua como coletora de água da chuva, conduzindo-a até a piscina. As lajes duplas e os beirais generosos colaboram para o resfriamento passivo dos ambientes, dispensando o uso de ar-condicionado.

Passive House se posiciona como uma construção com soluções contemporâneas, que nasce a partir do seu entorno e o aproveita integralmente, criando espaços aconchegantes e ecologicamente bem implantados. "Essa casa traz uma sensação de paz absoluta. É como se tivesse nascido ali — com a terra e para a terra. Ela não impõe presença, ela acolhe" completa Ivo Mareines.































