
-
Arquitetos: Foster + Partners
- Área: 769000 ft²
- Ano: 2024
-
Fotografias:Foster + Partners, Nigel Young / Foster + Partners

Descrição enviada pela equipe de projeto. A maior renovação dos 50 anos de história do edifício dá uma nova vida a um dos marcos mais reconhecíveis da cidade e revitaliza o histórico Transamerica Redwood Park em sua base. O projeto foi encomendado pela SHVO, empresa de desenvolvimento e investimento imobiliário de luxo.


Localizado em uma das principais cidades globais e símbolo da ambição de São Francisco, o Complexo Transamerica Pyramid ocupa todo um quarteirão no Distrito Financeiro. Projetado pelo celebrado arquiteto futurista William Pereira e concluído em 1972, é um ícone do skyline da cidade.

O lobby da torre foi redesenhado para destacar o poderoso ritmo estrutural do edifício. Um estudo minucioso das plantas originais revelou uma espetacular estrutura diagonal que ficava oculta acima do forro. Essa estrutura foi exposta e revestida para se alinhar à fachada externa, criando uma transição contínua entre interior e exterior. A altura total do lobby foi restaurada, com uma imponente fachada de vidro que traz luz natural para o espaço e reconecta visitantes e ocupantes com o ambiente natural ao redor.

Com café, floricultura e livraria, o lobby reflete o espírito do bairro local e transmite uma sensação de calma e bem-estar desde a chegada. A paleta refinada de materiais — carvalho, mármore e terrazzo — foi escolhida em alinhamento com o design original de Pereira. Na parte posterior do lobby, o Anexo da torre foi restaurado, com novos domus e envidraçamento, inundando o espaço de luz natural e oferecendo vistas espetaculares do parque.


O lobby e os andares de amenidades foram reimaginados como espaços de hospitalidade elevados, com ênfase em qualidade e conforto. Para incentivar o retorno ao escritório, um centro de bem-estar e um sky lobby foram criados no meio da torre — com academia de última geração, sauna e estúdios de ioga, além de espaços de trabalho e relaxamento com vistas panorâmicas da cidade. O topo da torre abriga um bar exclusivo para os inquilinos.

O Transamerica Redwood Park — composto por quase 50 sequoias maduras transplantadas do Vale de Santa Cruz em 1974, que hoje superam 30 metros de altura — também foi revitalizado, e a nova paisagem ativa o entorno do quarteirão. Acrescentando cor sazonal ao espaço, a Mark Twain Alley — a viela que conecta à Sansome Street — foi arborizada com cercis-orientais, conduzindo até a base da Transamerica Pyramid, onde cafés, lojas e restaurantes foram cuidadosamente integrados.

O escritório também reformou o lobby do Two Transamerica, removendo intervenções mais recentes para revelar a estrutura original e fortalecer a conexão com o parque.




















