
-
Arquitetos: BHY arquitectos
- Área: 210 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Bruto Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma desta casa de meados do século XX envolveu uma reinterpretação programática que se alinha com as necessidades contemporâneas do habitar, assim como uma atualização técnica que prolonga a vida útil da construção.

Um dos principais objetivos foi reverter a excessiva compartimentação do térreo. Ao abrir os espaços, conseguiu-se uma maior conexão interna e com o jardim, o que melhorou de maneira notável as condições de iluminação natural.

Outro aspecto chave foi a unificação da paleta de materiais. Escolheu-se um piso contínuo para todo o térreo e foram incorporadas divisões móveis de madeira que, além de aportar flexibilidade nos usos, permitem ocultar instalações e áreas de armazenamento.

Por fim, a laje foi aproveitada para ampliar a casa com um programa de uso comum para a família. O volume adicionado reproduz a linha e a espessura da cornija existente, embora tenha sido construído com uma laje de concreto armado e vigas invertidas aparentes. Esta decisão simplificou o processo construtivo e, ao mesmo tempo, estabeleceu um contraste respeitoso entre o preexistente e o novo.














