

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Píer 1 do Lago Dishui está situado dentro da faixa verde de 80 metros que contorna o lago Dishui, em Lingang New Town, Xangai. Também fica ao lado da estação terminal Dishui Lake da Linha 16 do metrô, configurando um importante ponto de conexão entre Lingang New Town e a área urbana de Xangai. Segundo o plano geral, este será um local para atracação de cruzeiros e embarque de turistas, com edifícios de apoio para serviços. Devido à sua localização específica e função, o Píer 1 não deve ser apenas uma construção isolada e decorativa na faixa verde ao redor do lago, mas sim buscar integrar completamente todo o terreno ao ambiente à beira d’água, tornando-se parte da paisagem do lago.



O projeto do Píer 1 do Lago Dishui adota de forma criativa uma estratégia arquitetônica orientada pela paisagem, evitando a separação entre as edificações do píer e os espaços verdes causada pelo uso do solo. Isso permite que os edifícios e a paisagem se integrem plenamente, criando uma experiência de espaço à beira do lago que transcende o cotidiano, ao mesmo tempo em que acomoda múltiplas funções e atividades.


A arquitetura do Píer 1 do Lago Dishui une a paisagem da faixa verde com a função do píer por meio de um design estrutural criativo. Diferentes fluxos de circulação são organizados tridimensionalmente, rompendo a atmosfera monótona e empobrecida do entorno verde do lago, além de manter a continuidade da orla em termos de paisagem, atividades públicas e ecologia.


O novo plano de design do Píer 1 do Lago Dishui adota uma estratégia que maximiza a intervenção dos sistemas de espaço público, integrando a edificação do píer à paisagem verde por meio de um telhado vegetal curvo com múltiplas aberturas que cobrem o terreno. Esse recurso abriga as atividades de lazer à beira da água sob uma “cavidade” que oferece rica luz e sombra, árvores e uma experiência espacial singular.



Escadarias amplas, plataformas, jardineiras, rampas, degraus, pátios e outros elementos compõem a hierarquia espacial complexa da edificação. Ao mesmo tempo, a vegetação ao redor dos edifícios do píer e sobre as treliças do telhado está pronta para crescer e, eventualmente, acomodar e camuflar completamente a construção entre árvores e luz, enquanto o sistema de espaços públicos criado pela estrutura no terreno se tornará o símbolo mais marcante do edifício.



O Píer 1 do Lago Dishui transformou instalações de transporte em um espaço público singular, criando um ambiente único à beira do lago para Dishui Lake, uma nova cidade afastada do centro de Xangai. Por meio dessa nova abordagem de arquitetura da paisagem, o Píer 1 busca despertar a consciência das pessoas sobre o valor do local e estimular as características ecológicas naturais. Ele tem promovido atividades diárias frequentes e eventos festivos no espaço, trazendo vitalidade sustentável para essa nova cidade.


































