
-
Arquitetos: MM++ architects
- Área: 255 m²
- Ano: 2025
-
Fotografias:Hiroyuki Oki

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada em uma área residencial tranquila às margens do rio, afastada do centro da cidade, a Casa Cubo Negro é o resultado da renovação de um sobrado de quatro andares construído em 2019. A casa possui três fachadas livres e uma ampla vista para o rio Saigon. No entanto, a antiga organização espacial tornava os ambientes escuros, abafados e pouco compatíveis com o estilo de vida aberto e voltado à natureza dos moradores.





O principal desafio era manter a estrutura existente, reorganizando os fluxos internos e melhorando a qualidade dos espaços habitáveis. A solução proposta foi mover o poço do elevador, criando uma claraboia contínua do telhado até o térreo, permitindo que a luz natural e a ventilação atravessem a casa em profundidade — tornando o ambiente mais arejado e energeticamente eficiente.





Ao redor da construção, jardineiras de concreto armado foram fixadas na estrutura existente, adicionando camadas verdes em diferentes alturas. A fachada é revestida por painéis de madeira enegrecida com acabamento a óleo, que podem ser abertos ou fechados de forma flexível. Esse sistema garante sombra e privacidade, além de assumir papel central na identidade visual da casa. O conjunto se apresenta como um cubo negro — sóbrio e sólido — que envolve a vitalidade que emana de seu interior.



































