
-
Arquitetos: Bernardes Arquitetura
- Área: 2988 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG+SG

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada como um espaço de encontro e descanso para a família, a Casa GAK responde ao desejo dos moradores por uma residência que se integrasse à paisagem e permanecesse invisível para quem passa pela rua.

Desde o primeiro croqui, ficou evidente a relação íntima entre a construção e a paisagem. Uma cobertura verde se estende a partir da rua, em continuidade com a topografia existente do terreno. Abaixo, a construção se projeta como uma grande varanda, ampliando a vista sobre a paisagem e aproximando os moradores da natureza. O programa arquitetônico se divide em núcleos interligados, cuidadosamente posicionados em torno do jardim interno — o coração da casa.

As áreas de convivência e lazer estão envoltas por painéis de vidro móveis, permitindo sua completa integração ao jardim, criando uma conexão visual e uma experiência de habitar compartilhada. A ala dos quartos é protegida por uma circulação independente criada por elementos verticais em madeira, que a separam do jardim, enquanto varandas se abrem para a paisagem externa.

Para sustentar a grande cobertura verde, optou-se por uma estrutura mista de concreto e aço. A presença da vegetação contribui para a criação de um microclima mais agradável, reduzindo custos com resfriamento e desperdício de energia. A ventilação cruzada é possibilitada por aberturas ao longo dos pavilhões e, quando os painéis deslizantes estão abertos, os espaços internos e externos se integram por completo. A abundância de luz natural foi um aspecto essencial na implantação do projeto, buscando o equilíbrio entre amplas vistas para a paisagem e conforto térmico. Aproveitando essa condição, o conjunto de painéis solares abastece o sistema elétrico.



Contrastando suavemente com a austeridade do concreto aparente, o uso da madeira nos pisos, forros e mobiliário, somado aos tons quentes de tecidos e tapetes, traz aconchego, organicidade e leveza. Sofás, mesas, estantes e luminárias — desenhados especialmente para o projeto pela equipe do Bernardes Arquitetura — compõem o ambiente ao lado de peças assinadas por grandes nomes do design brasileiro, como Carlos Motta, Sérgio Rodrigues, Jean Gillon e Joaquim Tenreiro.














