
-
Arquitetos: ARQUITECTURA-G
- Ano: 2024
-
Fotografías:Maxime Delvaux

Descrição enviada pela equipe de projeto. Por ocasião da Semana de Design de Milão 2024, a FLOS encomendou o projeto de uma instalação para apresentar três novas coleções de luminárias, cada uma criada por um designer diferente. Essa instalação foi montada no andar principal do Palazzo Visconti, um dos exemplos mais refinados e elaborados da arquitetura barroca milanesa.


A disposição simples do espaço é marcada pelas características típicas da arquitetura barroca, acrescentando uma camada de complexidade por meio de varandas falsas, janelas ilusórias, portas falsas espelhadas que criam uma ilusão de continuidade, e um teto abobadado decorado com grandes afrescos em trompe-l’oeil.

A encomenda exigia a criação de espaços fisicamente distintos para cada designer, embora a verdadeira magia do salão principal resida em experimentá-lo como um todo. Dada a necessidade de dividir o espaço, o projeto adotou a linguagem do "maravilhamento" característica do palácio, interagindo com seu esquema de distribuição e ornamentação, amplificando assim a ilusão espacial existente.

Assim, uma grande cruz espelhada foi introduzida ao longo dos eixos de simetria da sala, gerando quatro zonas expositivas de tamanho igual. Visualmente, isso causava a ilusão de que cada designer ocupava todo o salão, ao mesmo tempo em que provocava o "desaparecimento" da própria instalação.


Cada um dos quatro quadrantes do salão conectava-se a uma sala adjacente: três delas abrigavam as peças não suspensas de cada coleção, enquanto a quarta servia como entrada da instalação. A circulação acontecia ao longo do perímetro, aproveitando a disposição existente das portas, criando um percurso circular que facilitava o fluxo de visitantes durante toda a semana da instalação.











