
-
Arquitetos: Estudio GLAD
- Área: 188 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:Luis Barandiarán
-
Fabricantes: MON EQUIPAMIENTO, SAVIOTTI

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no bairro de Vicente López, esta casa foi projetada buscando um diálogo permanente com o exterior.

Em um terreno entre muros de 10x30, sua organização foi baseada em uma grade 3x2, na qual a disposição dos diferentes usos busca articular-se com o exterior, tanto em direção ao jardim dos fundos quanto ao jardim da frente, que se insere no interior da casa tornando-se um pátio lateral, dando uma dinâmica de movimento ao jogo de cheios e vazios proposto pela volumetria.


Da mesma forma, os cômodos são organizados com base no terreno para aproveitar ao máximo as vistas, tanto do jardim dos fundos quanto do pátio lateral. Este último é projetado como uma expansão do próprio espaço de convivência. A circulação vertical também está em relação direta com o pátio lateral, dando a esses dois espaços adjacentes a qualidade de um único espaço, um grande vazio central no terreno que funciona como um articulador, tanto para a entrada quanto para a relação com o exterior e a rua.


O jogo de filtros gerado pelo uso da malha metálica que começa na entrada, na altura do limite do terreno, e que se sucede em planos à medida que se entra na casa, busca manter um vínculo com a rua sem perder a privacidade. A mesma textura aparece na planta dos fundos, agora voltada para a parte posterior - onde o jardim foi concebido com várias instâncias de uso, desde a galeria até a piscina e o solário e a área da fogueira -, mas resguardando a privacidade do volume no andar superior.


Com relação à materialidade, a escolha do concreto aparente busca tornar sua textura presente, bem como colaborar - com o uso de lajes sem vigas e o uso de vidro - na continuidade espacial. A vegetação foi concebida desde o início como a matéria-prima do projeto, no qual os pátios e a disposição dos planos envidraçados em relação a eles são a fonte de ligação entre o verde e o interior. Da mesma forma, as malhas metálicas, além de proporcionar a qualidade de uma tela, buscam ser a linguagem material por meio da qual a vegetação entra em diálogo com a casa.

