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Arquitetos: TERRITORIAL
- Área: 240 m²
- Ano: 2024
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Fotografias:Eleazar Cuadros, JAG Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Gestão da Aprendizagem transformou um espaço de estudo em um ambiente funcional e acolhedor, projetado para estimular a aprendizagem, a leitura e a interação entre os estudantes. O projeto reflete sobre novas formas de ocupar o espaço, incorporando soluções tipológicas que respondem às demandas contemporâneas.


A intervenção foi realizada em um edifício preexistente, respeitando sua estrutura original e adaptando-a a novos usos. Foi tomada a decisão de deslocar a biblioteca para a fachada norte, otimizando as condições climáticas: no inverno, a luz solar entra e aquece o espaço, enquanto no verão a biblioteca se mantém protegida de sua intensidade, garantindo um ambiente confortável e iluminado de maneira natural durante todo o ano.

O local, anteriormente destinado às salas de aula, foi transformado em um ambiente versátil que maximiza o uso do espaço. As paredes foram ampliadas para incorporar áreas de armazenamento e organização, enquanto novas janelas foram abertas para favorecer a iluminação natural e criar cantinhos acolhedores, ideais para leitura e boas conversas. Além disso, foi incorporada uma estratégia cromática para diferenciar os níveis educacionais: o amarelo, vinculado à criatividade e à concentração nos menores, e o azul turquesa, que traz calma e energia para os adolescentes.

Essa abordagem pedagógica contou com a colaboração de especialistas em educação, que trouxeram ideias sobre como a espacialidade influencia a aprendizagem e o desenvolvimento infantil. Nesse sentido, o mobiliário foi projetado com alturas acessíveis tanto para crianças quanto para adultos, e os espaços foram planejados com a flexibilidade necessária para se adaptar a diversas atividades acadêmicas e recreativas.


Os materiais selecionados garantem resistência e durabilidade frente ao uso diário. O mobiliário promove a exploração e o movimento, permitindo que as crianças interajam livremente com o espaço. O teto, composto por painéis de alumínio perfurados de forma artesanal, distribui a luz de maneira uniforme e oculta as instalações, criando um ambiente ordenado que favorece a concentração.


A Biblioteca Antonio Raimondi se torna assim um modelo de espaço educativo inovador e flexível. Seu design integra áreas híbridas e dinâmicas, como zonas de leitura, cabines individuais e um pequeno auditório. A otimização dos elementos existentes, como paredes convertidas em estruturas programáticas, permite um aproveitamento eficiente do espaço sem sobrecarregá-lo visualmente. Através de uma intervenção que equilibra funcionalidade, conforto e design, a biblioteca consegue conectar-se com seus principais usuários: crianças, docentes e a comunidade educativa.