
-
Arquitetos: MARC FORNES/THEVERYMANY
- Ano: 2025
-
Fotografias:Doublespace Photography

Descrição enviada pela equipe de projeto. Encomendado pelo Google e projetado por Marc Fornes/THEVERYMANY, The Orb é um pavilhão monumental situado em Mountain View, Califórnia. Com 10 metros de altura e 26 metros de largura, essa estrutura ultrafina de alumínio ocupa o centro da praça pública do campus Charleston East. Sua forma ondulante e surreal expressa o espírito de inovação e criatividade que marca a cultura de trabalho da empresa.




The Orb se posiciona entre um pavilhão e uma instalação artística. “Para os arquitetos, somos artísticos demais; para os artistas, arquitetônicos demais”, comenta Marc Fornes. O essencial para seu estúdio é que o objeto seja, ao mesmo tempo, funcional e capaz de provocar emoção, despertando uma curiosidade ingênua. Embora funcione como um espaço de encontros e contemplação, sua forma orgânica oferece aos visitantes uma experiência quase onírica.

Com superfícies que se curvam, ramificam, se separam e se reencontram, The Orb não tem cantos definidos — é limítrofe e, ao mesmo tempo, fluido. Essa curvatura extrema, alcançada com design computacional de ponta, permite que toda a estrutura se sustente sozinha, mesmo com apenas 3 mm de espessura. Embora aparente ser contínuo, o pavilhão é formado por 6.441 peças individuais de alumínio, conectadas por mais de 217.000 rebites — resultado visualmente impactante e de engenharia sofisticada.


Antes mesmo de entrar, o visitante já é impactado pelas superfícies fluidas que interagem com a luz, projetando sombras irregulares e em constante transformação. O alumínio perfurado permite a entrada da luz natural, criando no chão um efeito pontilhado que remete a um céu estrelado. À noite, o volume se transforma em uma escultura luminosa, com um jogo dinâmico de luz e sombra que evolui ao longo do tempo.


The Orb é um marco sensorial que contribui para a identidade visual do campus. É um espaço futurista e imersivo onde colaboradores e visitantes podem se reunir, explorar e se envolver. E, embora as ferramentas usadas por Marc Fornes/THEVERYMANY para criar a obra sejam complexas, o objetivo é simples: proporcionar uma experiência que evoque alegria — a alegria de se perder, de se encantar.
























