
-
Arquitetos: ARQBR Arquitetura e Urbanismo
- Área: 318 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Estrutural Esquadrias, Prática Marcenaria, Vidromex, Área Pedras

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno está localizado no condomínio Residencial Alphaville II, às margens da DF-140. Com vista para a mata nativa ciliar, a casa é construída em dois níveis, aproveitando a inclinação natural da topografia para integrar a paisagem ao projeto. A entrada principal, voltada para a parte interna do condomínio, conta com um painel de madeira que conecta dois volumes definidos. Voltada para o norte, a fachada oposta possui aberturas estrategicamente distribuídas para permitir a contemplação da natureza.





O nível térreo foi projetado para integrar a sala de estar/jantar, a cozinha, o lavabo, a churrasqueira e um banheiro social externo. Essa integração forma um pátio que funciona como mirante e ambiente de socialização para os moradores. No pavimento semienterrado, a área intima oferece um espaço mais reservado, incluindo escritório e suítes. O andar está abaixo do nível natural do solo, proporcionando uma vista direta do paisagismo ao nível do observador, conectando esse patamar à natureza adjacente.





A casa combina elementos de concepção artesanal, como tijolo ecológico e concreto in loco, enquanto um piso monolítico perpassa toda a área de convívio, estabelecendo uma unidade espacial demarcada. Claraboias laterais na sala de estar permitem a entrada de claridade, dando à laje de concreto a sensação de flutuar no espaço e realçando a presença da luz durante o dia.
