-
Arquitetos: atelier suasua
- Área: 678 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yumeng Zhu
Uma comunidade que se forma lentamente - De 2016 a 2023, tivemos seis projetos no N.88, 3rd Ceramics Street, incluindo reforma arquitetônica, design de interiores e instalações. Embora esteja localizada no mesmo terreno, cada renovação é relativamente independente devido aos diferentes tempos de projeto e usuários. Ao olhar para o presente, o design é um processo de colagem e sobreposição repetidas. Devido à impossibilidade de criar um plano unificado, não há diferença essencial entre este lugar e outros espaços renovados espontaneamente na cidade.
Curiosamente, à medida que o tempo passa, a vitalidade trazida por essa "espontaneidade" gradualmente emerge. Do ponto de vista arquitetônico, o diálogo entre o novo e o antigo acontece o tempo todo, estruturas de tijolo-concreto e lajes pré-fabricadas, estruturas de concreto armado e estruturas de aço aparecem aqui ao mesmo tempo. A relação interativa entre cada espaço independente e a força centrípeta em direção ao pátio também está se fortalecendo. Do ponto de vista do usuário, devido à combinação de funções, a interação entre diferentes comunidades aumentou, o que estimulou o senso de pertencimento entre indivíduos e espaço. Com o tempo, o design de baixo para cima contribui para que o local desenvolva gradualmente uma integridade espacial.
A renovação mais recente - A reforma da ala sul da fábrica em 2023 é a mais recente. Trata-se de um prédio de dois andares de tijolo-concreto localizado na entrada do local, com a fachada sul voltada para a rua principal do Parque 798 e a fachada norte voltada para o pátio interno. A tarefa do projeto foi transformá-lo em um estúdio de panificação independente.
Preservamos as janelas originais na fachada voltada para a rua, direcionando a visão dos transeuntes e incentivando o foco na vitrine de pães em destaque. Essa estratégia desperta a curiosidade e os convida a entrar no pátio, onde podem ser guiados visualmente pela parede que leva ao espaço do café. Paralelamente, reposicionamos o acesso principal ao longo da rua para o lado do beiral, permitindo que os visitantes apreciem todo o pátio antes de entrarem.
A fachada norte voltada para o pátio segue o método de renovação da cafeteria da ala norte em 2016, usando estrutura de aço e grandes vidros para substituir a fachada original de tijolo vermelho. Neste momento, as paredes norte e sul, que originalmente delimitavam o pátio externo, foram transformadas em superfícies abertas e transparentes, dissolvendo a fronteira entre interior e exterior. Esse efeito expande visualmente o limite do espaço fechado do pátio, projetando-o até a parede externa do local. As grandes árvores no pátio agora evocam a presença de pilares no "grande espaço", tornando-se elementos estruturais e espaciais de destaque.