Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign

Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaRestaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Porta, VigaRestaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Interiores, Bancada, JanelaRestaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, VigaRestaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Mais Imagens+ 19

  • Arquitetos: Buttondesign
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2020
  • Fotógrafo
    Fotografias:Masao Nishikawa
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BEAL, Sugiyama Seisakusho Co., Ltd., Time&Style
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Masao Nishikawa

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto visa revitalizar uma antiga casa particular em Kita-Senju, Adachi-ku, Tóquio. O desejo do atual proprietário de preservar a paisagem urbana levou à renovação da "Antiga Residência Itagaki", construída em 1938, transformando-a em um novo complexo composto por três tipos diferentes de restaurantes. As obras começaram no verão de 2019, antes da confusão provocada pela pandemia de coronavírus. O projeto foi motivado por rumores de que a antiga residência poderia ser convertida em um prédio de apartamentos.

Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Interiores, Mesa, Janela, Cadeira, Porta, Viga
© Masao Nishikawa
Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Imagem 24 de 24
Plantas
Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Interiores, Cozinha, Janela, Pia, Mesa, Viga
© Masao Nishikawa

O atual proprietário, que nasceu e cresceu bem em frente à antiga Residência Itagaki e vem administrando uma empresa de serviços funerários aqui desde o período Edo, decidiu proteger a casa antiga e mantê-la como um restaurante com o desejo de "preservar a paisagem da cidade onde nasceu e cresceu". Desde a aquisição da propriedade até a concepção do restaurante, as equipes de design, imobiliária e gerenciamento participaram de discussões repetidas, e após 7 meses de construção, o restaurante abriu em novembro de 2020.

Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Cadeira, Porta
© Masao Nishikawa
Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Masao Nishikawa

A maior parte da construção foi realizada com a cooperação dos artesãos locais de Kitasenju, aumentando a conscientização na comunidade sobre a necessidade de preservar a paisagem urbana. É claro que o atual proprietário do restaurante enfrentou sentimentos conflitantes sobre iniciar ou não um novo restaurante em meio à propagação do novo coronavírus e ao avanço do projeto. No entanto, durante nosso diálogo contínuo com ele, ficou evidente não apenas seu desejo de preservar a antiga Residência Itagaki, mas também sua forte vontade de restaurar os laços entre a cidade e seus habitantes, expressando: "Não quero perder um lugar onde as pessoas possam se reunir."

Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Imagem 8 de 24
© Masao Nishikawa
Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Interiores, Bancada, Janela
© Masao Nishikawa

A antiga Residência Itagaki está localizada a cerca de 15 minutos a pé da Estação Kitasenju, na linha JR, ao longo da antiga rua comercial Nikko Kaido, que leva diretamente ao leito do rio Arakawa. Este local marca o cruzamento entre a histórica Nikko Kaido e a antiga Mito Kaido, sendo uma entrada movimentada para uma cidade de pousadas durante o período Edo (1603-1867). Hoje, embora mal mantenha vestígios dessa época, quase não há lojas ou pessoas passando, e a estrada é pouco utilizada, servindo apenas como caminho para as residências próximas e para o leito do rio Arakawa. Não se vê aglomeração de pessoas. Como um empresário estabelecido há muito tempo nessa área, o atual proprietário ficou preocupado com essa situação e decidiu criar um estabelecimento adequado para o local, buscando reavivar a agitação que havia se concentrado apenas na área em frente à estação e expandi-la para toda a cidade.

Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Exterior, Janela
© Masao Nishikawa

Na revitalizada antiga Residência Itagaki, três estabelecimentos, "Washoku Itagaki," "TSUJI - Tea and Shaved Ice," and "BAR - BA", coexistirão. Além do restaurante japonês, que poderia parecer intimidador, também há um café no jardim da frente, perfeito para pessoas de todas as idades desfrutarem, e um bar no jardim dos fundos, que regularmente promove sessões de teatro silencioso com fones de ouvido. Esta coleção de pequenos estabelecimentos foi nomeada "Itagaki, Tsuji, Lugar". Esperamos que não seja um grande edifício comercial, mas sim um conjunto de pequenas lojas que criarão uma mistura de residências e comércios, e serão um catalisador para a criação de uma área vibrante na cidade.

Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Masao Nishikawa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Adachi, Tóquio, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Washoku Itagaki / Buttondesign" [Washoku Itagaki Restaurant / Buttondesign] 16 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015445/restaurante-washoku-itagaki-buttondesign> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.