Casa Ahsan / Ground One

Casa Ahsan / Ground One - Fotografia de Exterior, JanelaCasa Ahsan / Ground One - Fotografia de ExteriorCasa Ahsan / Ground One - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, JardimCasa Ahsan / Ground One - Fotografia de Exterior, Janela, CadeiraCasa Ahsan / Ground One - Mais Imagens+ 30

Dhaka, Bangladesh
  • Arquitetos: Ground One
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6000
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  BSRM, Crown Cement, Nasir Glass
  • Arquiteto Responsável: Mohammed Shahnawaz Bappy
  • Equipe De Projeto: Al Numan Mohammad Younus, Dhrubu Jyoti Das, Shumsuddin Ahmed Bhuiyan, Hasan Al Emtiaz Zafree, Asif M. Noeem
  • Engenharia Estrutural: M. Nahid Hasan
  • Engenharia Elétrica: Rafiqul Islam
  • Engenharia Hidrossanitária: A.K.M. Kamruzzaman
  • Construtora Principal: Murad Ahmed
  • Construtora : Sayem Ahsan
  • Cidade: Dhaka
  • País: Bangladesh
Mais informaçõesMenos informações
Casa Ahsan / Ground One - Fotografia de Exterior, Janela
© Junaid Hasan Pranto

Descrição enviada pela equipe de projeto. O conceito de lar evoca em nós um profundo anseio por conexão familiar e interações significativas. As famílias nas comunidades de Bangladesh se reúnem através do "adda", que é um de seus passatempos favoritos. A tradição está tão enraizada na cultura bengali que muitos residentes não percebem que este é um tesouro cultural o qual pode se perder na história de suas famílias. Espaços que poderiam oferecer essas experiências e reacender o senso de harmonia e unidade da família estavam inseridos na demanda desse projeto.

Casa Ahsan / Ground One - Fotografia de Exterior, Janela
© Junaid Hasan Pranto
Casa Ahsan / Ground One - Fotografia de Exterior
© Junaid Hasan Pranto

Para facilitar tais experiências, a provisão de um terraço aberto dentro das casas individuais possui grande significado. Com base nesse conceito, posicionamos o quarto da avó no primeiro andar, adjacente a um terraço aberto com vista para a piscina e os jardins, em um layout escalonado, que se tornou o local favorito da família. Essas escolhas meticulosas de projeto servem para nutrir a essência do lar, onde os relacionamentos são fortalecidos e o amor abunda.

Casa Ahsan / Ground One - Imagem 18 de 35
Planta - Primeiro Pavimento
Casa Ahsan / Ground One - Fotografia de Exterior, Janela, Cadeira
© Junaid Hasan Pranto
Casa Ahsan / Ground One - Imagem 28 de 35
Diagramas

Dada a personalidade da família, a privacidade surgiu como uma preocupação crucial. Para abordar essa questão, criamos uma espécie de tela ao longo da edificação. Isso não apenas fornece uma camada adicional de privacidade, mas também cria um jogo visualmente estimulante de luz e sombra. A tela também facilita um senso de conexão visual que se estende dos espaços internos para o mundo exterior de maneira controlada e medida. Com essas escolhas cuidadosas, nos esforçamos para criar um equilíbrio harmonioso entre a necessidade de privacidade da família e seu desejo de conexão com o mundo exterior.

Casa Ahsan / Ground One - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Jardim
© Junaid Hasan Pranto

Em uma ruptura com o desenho típico de moradias urbanas, incorporamos amplos e longos terraços neste projeto. Esses terraços foram pensados para incluir áreas verdes exuberantes de forma escalonada sobre os quartos e campos gramados que servem para criar uma atmosfera tranquila e uma barreira verde refrescante do barulho da estrada adjacente. O posicionamento estratégico desses espaços verdes também cria uma vista deslumbrante tanto dos quartos quanto dos espaços de escritório, gerando um senso de conexão com o mundo natural que muitas vezes falta em ambientes urbanos. Ao priorizar a incorporação desses recursos esteticamente agradáveis e funcionais, buscamos criar um espaço de estar que não apenas seja visualmente deslumbrante, mas também propício a uma sensação de tranquilidade e bem-estar.

Casa Ahsan / Ground One - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Junaid Hasan Pranto
Casa Ahsan / Ground One - Imagem 27 de 35
Elevação - Sul
Casa Ahsan / Ground One - Imagem 13 de 35
© Junaid Hasan Pranto

Materiais locais como tijolo e concreto são predominantemente usados na construção. A natureza influenciou a materialidade da residência. As árvores, a luz solar e o ar contribuem para criar uma experiência positiva sem esforço, com uma composição arquitetônica e volumétrica impecável. Superando as normas convencionais, os quartos foram projetados de forma espaçosa com um terraço. Os espaços internos também são pensados de forma a incorporar os terraços abertos. Esforçamo-nos em trazer a simplicidade da articulação e riqueza de espírito e buscamos um espaço que incorporasse emoções e sentimentos humanos ao invés de ser um volume erguido com materiais de construção. O paradigma da união e pertencimento foi, portanto, estabelecido neste projeto.

Casa Ahsan / Ground One - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Junaid Hasan Pranto

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ahsan / Ground One" [Ahsan Residence / Ground One] 11 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015314/casa-ahsan-ground-one> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.