Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ

Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaEscola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior, FachadaEscola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Imagem 4 de 26Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Fotografia de InterioresEscola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: Atelier FCJZ
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  29661
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yu Bai
  • Arquiteto Responsável: Yung Ho Chang
  • Equipe De Projeto: XiaoNing Liang, Chao Liu, ShuYi Huang
  • Projeto De Desenho De Construção: GuangDong Architectural Design & Research Institute
  • Cliente: Education Bureau of Shenzhen Futian District
  • Cidade: Shenzhen
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yu Bai

O Desafio. A densidade das cidades hoje é muito maior do que era no passado, e continua aumentando. Quais são as principais diferenças entre uma escola primária em um ambiente de alta densidade e uma em um ambiente de baixa densidade no passado? Com o aumento da densidade, a altura do prédio da escola inevitavelmente aumenta, o que significa que as oportunidades para os alunos acessarem o espaço ao ar livre no nível do solo são reduzidas proporcionalmente. No entanto, sabemos que as atividades ao ar livre são essenciais para o desenvolvimento das crianças, e isso foi uma preocupação central ao projetar o edifício escolar.

Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Imagem 7 de 26
© Yu Bai
Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior
© Yu Bai

O Local. A Escola Primária JingLong está situada no distrito de Futian, no centro de Shenzhen. A área do terreno é compacta e cercada por prédios residenciais de grande altura. Com um total de 36 salas de aula, o prédio precisa ter seis andares, o que torna praticamente impossível para os alunos mais velhos descerem ao térreo durante o intervalo de 10 minutos.

Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Imagem 20 de 26
Planta - 1° Andar
Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Imagem 6 de 26
© Yu Bai
Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Imagem 25 de 26
Diagrama

A Solução. Se os alunos não conseguem descer as escadas, seria possível trazer os espaços ao ar livre para cima, em cada andar? Assim, no centro de cada pavimento, haveria uma área que essencialmente se assemelha a uma sala ao ar livre em nosso projeto: este espaço é coberto pelo pavimento superior, mas não possui paredes de fechamento. Funciona como um playground coberto, onde os alunos podem se exercitar, realizar atividades e brincar em todas as condições climáticas; além disso, é uma sala de aula aberta, onde os professores podem ensinar, e os alunos podem estudar e discutir.

Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Fotografia de Interiores
© Yu Bai
Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior
© Yu Bai

Este espaço não apenas permite que os alunos desfrutem do ar livre sem precisar descer as escadas, mas também oferece uma oportunidade para sair da sala de aula e interagir entre si. Dessa forma, essa série de espaços semiabertos e indefinidos forma uma micropraça no centro da comunidade escolar.

Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Imagem 9 de 26
© Yu Bai
Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela
© Yu Bai

Devido ao tamanho reduzido do terreno, reconhecemos a necessidade de desenvolver a paisagem verticalmente. Optamos por utilizar tela de arame como material para os corrimãos do espaço aberto em cada nível, permitindo que as plantas trepadeiras subam pelas paredes do edifício.

Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yu Bai

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Shenzhen, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Escola Primária JingLong / Atelier FCJZ" [JingLong Elementary School / Atelier FCJZ] 07 Abr 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1015175/escola-primaria-jinglong-atelier-fcjz> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.