Pátio 35 / WAY Studio

Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Fachada, JanelaPátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Exterior, FachadaPátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, ArcoPátio 35 / WAY Studio - Fotografia de InterioresPátio 35 / WAY Studio - Mais Imagens+ 21

Beijing, China
  • Arquitetos: WAY Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  440
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Yuan Gao, Hao Zeng
  • Equipe De Projeto: Tao Zheng, Fernie Lai, ZeQun Zhang, Wen Fang, TianMo Wang, Yu Chen
  • Cidade: Beijing
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Fachada, Janela
© Yuan Gao

Descrição enviada pela equipe de projeto. WAY Studio recentemente projetou a renovação de um pátio antigo e isolado no centro de Beijing e o transformou em uma atração urbana, incorporando um complexo de uso misto. No projeto, WAY Studio considera a relação entre o antigo e o novo, entre o exterior e o interior, entre o espaço positivo e negativo, para criar uma inserção de "nuvens" que medeia a relação entre a natureza, o homem e o feito pelo homem, para enfatizar a experiência espacial do vazio, aprimorando ainda mais sua relação com o entorno e adicionando vida ao tecido urbano.

Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Exterior
© Yuan Gao
Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada
© Yuan Gao

Algo Antigo, Algo Novo. Criando para o presente considerando o futuro e o passado. Este projeto é uma exploração da tradição e preservação, a relação entre o novo e o antigo. Esperamos mostrar que preservar a tradição chinesa não é simplesmente replicar os pavilhões históricos e torres existentes, mas trazer um espírito de inovação que é uma jornada de descoberta e consciência. Portanto, intencionalmente, criamos uma interação entre o antigo e o novo dentro do espaço. O projeto está localizado no centro de Beijing, nas imediações do palácio imperial que historicamente abrigaria a família real. Na década de 1990, após múltiplas renovações e a expansão de rua, surgiu um pátio irregular menor e isolado com uma mistura de estilos decorativos antigos e novos que carecia de unidade ou propósito, mantendo apenas as sombras de sua identidade anterior em sua sequência espacial. Consequentemente, a apenas um quarteirão de distância está a área comercial central de Wangfujing, que é um importante centro movimentado da cidade.

Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Cadeira
© Yuan Gao
Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Exterior, Mesa, Cadeira, Fachada
© Yuan Gao

Para aproveitar a energia da nova área comercial próxima, enquanto mediamos sua proximidade com centro histórico, focamos no espaço negativo dentro do pátio em vez do prédio em si, e transformamos a área em um espaço mais urbano e público, criando um local de encontro natural dentro do pátio. A inserção das "nuvens" remodela a ordem espacial e muda as preconcepções das pessoas sobre como os pátios tradicionais podem ser reaproveitados. Na transformação do Pátio 35, nosso objetivo foi reter a sua essência, enquanto redefinimos o fluxo do espaço e incorporamos uma variedade de áreas funcionais. O espaço se transforma de um estado originalmente introvertido para um pequeno complexo comercial que acomoda funções e estéticas modernas.

Pátio 35 / WAY Studio - Imagem 26 de 26
Diagrama
Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yuan Gao

Céu - Arte do "Vazio", natureza, homem e arquitetura. Para ativar os espaços públicos dentro da cidade, a renovação arquitetônica não alterou o prédio original; em vez disso, uma estrutura foi adicionada, para "brincar com o vazio". A própria "ponte de nuvens" é uma peça de instalação, não apenas uma declaração entre o novo e o antigo, mas também uma moldura que oferece preciosos momentos com a natureza na paisagem urbana. Temos uma fascinação inata por curvas, sendo elas que nos aproximam da natureza. Durante o processo de renovação, redefiniu-se o horizonte do tradicional Siheyuan (pátio) com uma "ponte de nuvens", forjando uma nova relação entre espaços naturais e feitos pelo homem. Ao entrar, a primeira impressão é de um corredor em forma de nuvem flutuando dentro do pátio e abraçando duas árvores antigas imponentes. A estrutura é feita de imagens espelhadas retorcidas flutuando acima, abstraindo o entorno imediato e oferecendo aos visitantes uma experiência inesperada. Ela se torna uma extensão da arquitetura, reorganizando a relação entre o prédio e o vazio, criando áreas cinzentas que alteram a forma como o espaço é apropriado.

Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Interiores, Fachada, Arco
© Yuan Gao
Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Exterior
© Yuan Gao

Como componente principal na criação de uma atmosfera irreal, a estrutura confere a sensação de separar o solo das "nuvens". Ter uma perspectiva mais elevada do pátio é uma experiência nova e os telhados da tradicional casa com pátio são quase como picos de montanhas entre as nuvens. O design integra o antigo com o novo, preservando a essência do Siheyuan (pátio) enquanto introduz elementos contemporâneos que aprimoram a interação entre a arquitetura, seus usuários e a natureza. A estrutura não apenas redefine a paisagem arquitetônica, mas também serve como um meio de interação social, trazendo vitalidade e uma nova dimensão ao pátio tradicional.

Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Interiores, Fachada
© Yuan Gao
Pátio 35 / WAY Studio - Imagem 17 de 26
© Yuan Gao

Uma Sala Comunitária Urbana. Espaço Urbano Transformador/ Mini Centro Comercial de Uso Misto. WAY Studio considerou as "funcionalidades essenciais", mantendo um grau de ambiguidade em todos os outros espaços comuns para maximizar a flexibilidade, alcançando sustentabilidade espacial. Buscando um uso mútuo eficaz do espaço, quatro componentes-chave são hospedados dentro. Logo na entrada, onde está a guarita original, há um pequeno café e casa de chá; no corpo principal do pátio, uma loja com exposições e um bar-restaurante estão localizados na ala sul, enquanto a ala norte abriga uma sala VIP no térreo com o segundo andar sendo um pequeno estúdio de intercâmbio cultural chinês. Este design não apenas respeita a natureza do espaço na arquitetura tradicional chinesa, mas também atende às necessidades contemporâneas de atividades culturais e interações sociais. A integração desses elementos dentro do Siheyuan demonstra uma abordagem cuidadosa para preservar o patrimônio cultural enquanto acomoda funcionalidades modernas, proporcionando um espaço propício para atividades culturais. Essa abordagem garante que o Siheyuan permaneça uma parte relevante e integral do tecido social da comunidade.

Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Interiores
© Yuan Gao
Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Bancada, Viga
© Yuan Gao

Estética Chinesa - "Um Mundo à Parte". O design do Pátio 35 é também uma tentativa de explorar os valores estéticos chineses, permitindo que as pessoas se libertem da impressão convencional de "espaço chinês" e embarquem em uma jornada imaginativa, entre a funcionalidade moderna e os aspectos mais abstratos e impressionistas da estética chinesa. Os valores locais são honrados pela flexibilidade do espaço, onde experiência e funcionalidade são integradas em um estado de fluidez. O conceito de criar "um mundo à parte" para o Pátio 35 deriva do poema chinês de Li Bai - "Investigações nas Montanhas":
问余何意栖碧山, 笑而不答心自闲。 桃花流水窅然去, 别有天地非人间。
Traduzido para o inglês, o poema diz: Por que resido nas montanhas esmeralda, você pergunta, Eu sorrio sem responder; meu coração está em paz. As flores de pêssego flutuam em águas correntes, Para um mundo à parte, além do reino humano.

Pátio 35 / WAY Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Yuan Gao

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Beijing, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pátio 35 / WAY Studio" [Courtyard 35 / WAY Studio] 30 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014848/patio-35-way-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.