Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab

Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Imagem 2 de 28Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Imagem 3 de 28Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Fotografia de ExteriorPátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Imagem 5 de 28Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Mais Imagens+ 23

  • Arquitetos Responsáveis: Qinrong Liu
  • Construção: Shanghai Biaoding Hejia Technology Co., Ltd.
  • Projeto De Estrutura: 广州瑞华建筑设计有限公司、上海标定合嘉科技有限公司
  • Empreiteira: Suzhou Science and Technology City Kexin Cultural Tourism Development Co., Ltd.
  • Cliente: 爱城市智库(深圳)有限公司
  • Cidade: Su Zhou Shi
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Imagem 2 de 28
© Hao Chen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Pátio Flutuante está localizado na Cidade da Ciência e Tecnologia, no Distrito de Huqiu, em Suzhou. A reforma da praça de entrada do estacionamento subterrâneo é uma parte importante do sistema de espaços públicos da Fashion Waterfront Longfor Starry Street. O Deep Origin Lab foi responsável por todo o processo, desde o projeto até a construção. A configuração em formato de azeitona da praça original, abaixo do nível do solo, define a geometria fundamental e as diretrizes espaciais do local. Apesar de manter a sua abertura, o projeto redesenha a paisagem da área de interação de baixo para cima, utilizando duas abordagens: "Contextura" e "Patch", criando um lugar de vivência a partir do vazio, que conecta ainda mais o relacionamento espacial para o ambiente urbano.

Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Imagem 6 de 28
© Hao Chen
Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Fotografia de Interiores, Escada
© Dong Image

O projeto amplia a escada já existente e divide a interface aberta entre o estacionamento e a praça em três portões, baseados nos compartimentos contra incêndio. O pátio flutuante é composto por uma membrana de tecido translúcido, que flutua como uma água-viva acima, com um jardim paisagístico suspenso abaixo.

Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Imagem 21 de 28
Diagrama
Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Fotografia de Exterior
© Hao Chen
Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Fotografia de Interiores
© Hao Chen

A membrana não apenas forma o toldo da praça, criando um espaço acolhedor com vislumbres do céu, mas também orienta o fluxo e conecta diversos pontos-chave ao ar livre. Colunas de aço são instaladas na extensão das colunas de concreto originais, equilibrando a estrutura da membrana por meio de suspensão e suporte, o que reduz a quantidade de estruturas adicionais na praça.

Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Imagem 20 de 28
Diagrama
Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Imagem 5 de 28
© Hao Chen

Como parte de uma abordagem de reparo por remendo, o jardim une o espaço da praça em uma camada superficial coesa, fundindo as camadas superior e inferior em uma única forma contínua de paisagem. Os canteiros são distribuídos de forma aleatória em diferentes direções, criando jardins distintos e diversas relações de figura e fundo. As formas geométricas semelhantes de janelas e cavernas, combinadas de várias maneiras, criam uma série de cenas pitorescas nos jardins, que são unificadas e diversas. Além de servir como objeto funcional que define os limites da área de atuação e os materiais de pavimentação, o guarda-corpo também desempenha um papel na composição e interage com o comportamento das pessoas.

Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Fotografia de Interiores, Cozinha
© Dong Image
Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Hao Chen

A fachada é feita de vidro translúcido texturizado em madeira, e a borda iluminada ressalta toda a superfície rústica de terrazzo como se fosse uma fina casca erguida do solo durante a noite. Com a coordenação entre os projetores instalados nos canteiros de plantio e as luzes nas colunas, a superfície da estrutura da membrana se torna um receptor de luz. A combinação dos elementos de luz no local cria uma atmosfera artística imersiva e interativa, que apaga a materialidade enquanto transforma essa praça de entrada subterrânea em um palco espetacular após o pôr do sol.

Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab - Imagem 3 de 28
© Dong Image

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:China, Jiang Su Sheng, Su Zhou Shi, Wu Zhong Qu, 1088, 正南方向60米 邮政编码: 215101

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pátio Flutuante - Reforma da Praça de Entrada Subterrânea / Deep Origin Lab" [The Floating Courtyard - Underground Entrance Plaza Renovation / Deep Origin Lab] 28 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014758/patio-flutuante-reforma-da-praca-de-entrada-subterranea-deep-origin-lab> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.