Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures

Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Porta, CadeiraCasa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaCasa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Imagem 4 de 28Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Imagem 5 de 28Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Mais Imagens+ 23

Porto, Portugal
  • Construção: José Silva
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Exterior, Janela, Tijolo, Fachada
© Ivo Tavares Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um prédio burguês localizado no centro do Porto é transformado numa casa de cinco quartos. O projecto desenrola-se em duas vertentes: por um lado, uma reabilitação cuidada da estrutura existente, usando materiais e técnicas de construção tradicionais; por outro lado, a inserção de novos volumes de madeira, contendo zonas de serviço e infraestrutura.

Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Imagem 7 de 28
© Ivo Tavares Studio
Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Imagem 25 de 28
Plantas
Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Banheiro
© Ivo Tavares Studio
Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Cama, Prateleira
© Ivo Tavares Studio

Os novos volumes de forma triangular adaptam-se às características de cada divisão, criando variações a partir de uma família única de elementos. Os volumes acolhem sanitários, armário, arrumos e kitchenette, permitindo o uso independente de cada unidade, caso necessário. As características originais tais como as paredes de granite, os tectos de estuque, os barrotes de madeira, as portadas, as portas, a escadaria e a claraboia são recuperadas de uma forma respeituosa e ‘silenciosa’. Cada quarto realça características diferentes, criando uma singularidade especial.

Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Imagem 5 de 28
© Ivo Tavares Studio
Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Imagem 26 de 28
Planta - Conceito
Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Imagem 28 de 28
Modelos
Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Imagem 14 de 28
© Ivo Tavares Studio
Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Fotografia de Interiores, Porta, Viga
© Ivo Tavares Studio

Os materiais utilizados variam entre madeira e mármore, estuque, azulejo e granite. Apesar da sua variedade, a combinação de tons e texturas reforça o diálogo entre o novo e o antigo. Os temas da reabilitação tradicional e adições contemporâneas extende-se ao exterior, onde um pequeno quarto técnico era necessário. A solução em forma triangular confere coerência ao todo o conjunto.

Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures - Imagem 4 de 28
© Ivo Tavares Studio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Cedofeita / Paulo Moreira Architectures" 19 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014585/casa-cedofeita-paulo-moreira-architectures> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.