Casa Mendoza / La Base Studio

Casa Mendoza / La Base Studio - Imagem 2 de 22Casa Mendoza / La Base Studio - Imagem 3 de 22Casa Mendoza / La Base Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, MesaCasa Mendoza / La Base Studio - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Mendoza / La Base Studio - Mais Imagens+ 17

Buenos Aires, Argentina
  • Arquitetos: La Base Studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  241
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografías:Cristóbal Palma
  • Arquitetos Responsáveis: Nicolás Tovo y Teresa Sarmiento
  • Cidade: Buenos Aires
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
Casa Mendoza / La Base Studio - Imagem 2 de 22
© Cristóbal Palma
Casa Mendoza / La Base Studio - Imagem 13 de 22
© Cristóbal Palma

Descrição enviada pela equipe de projeto. Chegar à Casa Mendoza é um desafio. Está localizada na cidade de Buenos Aires, Argentina, na convergência de uma malha urbana e uma infraestrutura ferroviária elevada. As ruas, em vez de cruzarem as estradas, culminam nelas, com encostas verdes, criando um ambiente onde o cosmopolita e o bairro convivem na esquina de uma rua movimentada e outra sem saída.

Casa Mendoza / La Base Studio - Fotografia de Exterior, Jardim
© Cristóbal Palma
Casa Mendoza / La Base Studio - Imagem 3 de 22
© Cristóbal Palma

A casa, originária da década de 70, pertencia a um Engenheiro Civil. Era composta por uma estrutura que coincidia com o sistema de fechamento, paredes tradicionais de alvenaria, com janelas. Embora tenha sido decidido respeitar a estrutura independente de concreto armado, a obra sofreu uma transformação completa. Ao demolir um setor de serviços que tocava o muro vizinho, a casa ficou independente. Um nível foi adicionado, o subterrâneo.

Casa Mendoza / La Base Studio - Imagem 15 de 22
Axonometrica

Do lado de fora, a casa é cercada por uma cerca de madeira maciça de cinco centímetros de espessura. Esse material se repete em todas as faces do primeiro pavimento em forma de treliça, exceto na fachada voltada para a Rua Superi, rua de intenso trânsito. Este lado é cego, coberto de azulejos. Uma casa compacta, desenvolvida em 3 níveis: cave, rés-do-chão e primeiro andar. Cada nível tem uma relação diferente com a paisagem.

Casa Mendoza / La Base Studio - Imagem 12 de 22
© Cristóbal Palma

A cave é acompanhada por um pátio inglês de nível médio, que através das suas paredes revestidas de espelhos reflecte a vegetação de sombra proposta. O rés-do-chão está intimamente relacionado com o jardim envolvente. A relação interior-exterior é desfocada, todos os recintos deste piso são envidraçados e praticáveis, a estrutura original da casa fica exposta, de forma a converter o espaço num amplo espaço semi -coberto, onde o limite é a vedação com a exterior ou nas paredes de vegetação.

Casa Mendoza / La Base Studio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Janela
© Cristóbal Palma
Casa Mendoza / La Base Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Sofá, Mesa
© Cristóbal Palma

O piso superior é o espaço mais reservado, sendo um ambiente protegido de imagens e sons. Onde, os três quartos que compõem o nível estão ligados através do mesmo pátio privado, que funciona como transição entre a agitação da rua e o aproveitamento do descanso. É uma abstração do contexto, com espécies coloridas e de grande valor ornamental.

Casa Mendoza / La Base Studio - Fotografia de Interiores, Sala de Estar, Mesa
© Cristóbal Palma
Casa Mendoza / La Base Studio - Imagem 19 de 22
Corte

A madeira é o material predominante em paredes, pisos e revestimentos. As treliças, do mesmo material, permitem ver o exterior sem ser visto. A casa, apesar de totalmente envidraçada, brinca com peneiras e camadas de proteção visual, térmica e sonora, incorporando vegetação. O contraste entre exposição e proteção é o fio condutor do projeto.

Casa Mendoza / La Base Studio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada
© Cristóbal Palma

Todos os m2 da casa são aproveitados, desconsiderando os corredores e maximizando os espaços comuns semiprivados, como a sala íntima no piso superior e o escritório na cave.

Casa Mendoza / La Base Studio - Fotografia de Exterior, Fachada
© Cristóbal Palma

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Mendoza / La Base Studio" [Casa Mendoza / La Base Studio] 20 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1014253/casa-mendoza-la-base-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.