Reforma Casa Alquería / mmarq arquitectura y urbanismo

Reforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Exterior, JanelaReforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Pilar, CorrimãoReforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Cadeira, JanelaReforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Interiores, VigaReforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Mais Imagens+ 14

Valência, Espanha
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  318
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Mariela Apollonio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Kerakoll, Pamesa
  • Arquiteta Responsável: Pilar Martí Rodrigo – Arquiteta
  • Arquiteto Técnico E Engenheiro Civil: Carlos Muñoz Alfonso
  • Empreiteira: Gradolí Obras y Reformas
  • Cidade: Valência
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
Reforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Interiores, Viga
© Mariela Apollonio

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto envolve a reabilitação e reforma de uma casa localizada em Valência, Espanha, em uma área resiliente como o pomar (L'Horta). O edifício objeto do projeto data do final do século XIX, embora haja elementos que fazem parte do conjunto declarado BRL (Bienes de Relevancia Local - bens de relevância local), que são do século XIII. Se há algo característico desta casa, pelo menos em suas fachadas e elementos mais visíveis do pomar, é que suas paredes são construídas com pedra aparente, tem um caráter distinto do restante do complexo, e que foi preservado desde o início de nosso projeto.

Reforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Interiores, Janela
© Mariela Apollonio
Reforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Exterior, Fachada, Janela, Jardim, Aido
© Mariela Apollonio

O objetivo da reforma é manter o espírito da casa de pomar, valorizando seus elementos tradicionais mais característicos, incorporando elementos contemporâneos para alcançar o conforto da casa, fazendo uma intervenção que visa ser sensível e respeitosa do valor histórico das preexistências, e ao mesmo tempo quer garantir a qualidade do habitat, baseado em um bom projeto bioclimático e com critérios de eficiência ecológica e energética.

Reforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Imagem 16 de 19
Planta Térreo

O layout interno da casa é adaptado às necessidades atuais de seus habitantes, estabelecendo um programa abrangente de habitação atual e funcional sem sacrificar sua essência original. Os espaços são claramente definidos, mas também são mais abertos e luminosos.

Reforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Interiores, Madeira, Viga, Cadeira, Janela
© Mariela Apollonio
Reforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Interiores, Cadeira, Viga, Pilar, Corrimão
© Mariela Apollonio

Na casa, houve vários desafios a serem resolvidos devido ao estado precário de conservação de uma das alas do edifício, o que obrigou a substituição de alguns fechamentos pelos atuais, mas incorporando acabamentos que fossem respeitosos das partes originais do edifício. O alto nível de umidade nos edifícios existentes no pomar exigiu a instalação de vários controles passivos, sistemas de secagem e aeração para mitigá-lo. O tratamento da água é essencial nesse tipo de casa, pois requer o cumprimento do ciclo da água sem afetar o meio ambiente.

Reforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão
© Mariela Apollonio
Reforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Interiores, Viga, Tijolo
© Mariela Apollonio

O pátio assume o centro do palco e a vida, tornando-se um ponto focal para onde os principais espaços da casa se voltam. Projetamos a moradia para um novo hóspede do pomar, para que ele não sofra com as carências que muitas vezes sofrem essas casas, como a falta de isolamento, a ausência de ar condicionado e a alta umidade. Ele também terá as mesmas comodidades e conforto na casa que aqueles que vivem em uma casa unifamiliar ou em um edifício residencial atual, mas com uma qualidade de vida e valores paisagísticos, culturais e ambientais muito mais elevados, pois estão localizados no meio do pomar.

Reforma Casa Alquería  / mmarq arquitectura y urbanismo - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Mariela Apollonio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Reforma Casa Alquería / mmarq arquitectura y urbanismo" [House Refurbishment Alquería / mmarq arquitectura y urbanismo] 02 Mar 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013664/reforma-casa-alqueria-mmarq-arquitectura-y-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.