Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Exterior, JanelaBiblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, PilarBiblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, JanelaBiblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, CadeiraBiblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Mais Imagens+ 24

  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Balázs Danyi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Concorde, LABRA, Lyco-s, Mitsubishi, MátraParkett, Nüsingwand, RHEINZINK, Stylecrete, Tarkett, VANDERSANDEN, Wicona
  • Arquitetos Responsáveis: Péter Gereben, Balázs Marián
  • Equipe De Projeto: Gergely Gergő Bódi, Miklós Dormán, Ödön Hajnal, Júlia Ivicsics, Júlia Kovács, Gábor Percz, Sára Tábi, András Ábrahám-Fúrús
  • Programa: Biblioteca universitária e centro estudantil
  • Cidade: Budapeste
  • País: Hungria
Mais informaçõesMenos informações
Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Balázs Danyi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O campus da Budapest Business University está localizado em uma área residencial e educacional de Budapeste, caracterizada por blocos habitacionais e um tecido suburbano. A maioria dos edifícios residenciais e educacionais dessa área foram construídos após a guerra e estão distribuídos em um amplo espaço verde, reminiscente de um parque urbano, o que confere a esse ambiente de uso misto uma atmosfera distinta.

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Balázs Danyi

A partir do início dos anos 70, o campus universitário começou a ser construído em várias fases, com características tardias explicitamente modernistas. Um dormitório e novas alas educacionais e de conexão foram adicionados na década de 1980. Em 2018, a universidade lançou um concurso de projeto para reorganizar o sistema de circulação interno caótico do campus e criar uma nova biblioteca e centro estudantil multifuncional.

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Balázs Danyi

A reorganização e expansão resultaram em um complexo institucional aberto e inclusivo, que está organicamente interconectado com o campus universitário. Além de promover a construção de comunidades com a ajuda de seus espaços internos e conexões espaciais externas, o complexo de edifícios é um elemento definidor dentro de seu ambiente mais amplo, destacando valores locais e moldando a identidade da universidade.

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela
© Balázs Danyi
Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Prateleira, Mesa, Cadeira
© Balázs Danyi
Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Imagem 26 de 29
Maquete

As novas áreas comunitárias abertas e fechadas, espaços esportivos e recreativos, biblioteca, bem como zonas de estudo, oferecem espaços adequados para acomodar funções que atendam aos requisitos do século XXI. Além disso, a posição do novo anexo fornece um novo ponto de encontro que atende às atividades alternativas - e não apenas educacionais. Dessa forma, o jardim recém-definido do campus, o jardim do dormitório e do restaurante, a cafeteria, as áreas recreativas e o espaço de conferência conectado ao hall de entrada servem como áreas multifuncionais e espaços comunitários para estudantes e professores.

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Cadeira
© Balázs Danyi
Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Escada, Vidro
© Balázs Danyi

A remodelação do dormitório, agora orientado para o jardim do campus, proporciona a possibilidade de desenvolver um sistema de circulação mais transparente, direto e acessível dentro da universidade, e criar uma conexão mais orgânica e permeável entre a parte educacional, o dormitório e a nova ala. Além de fortalecer interconexão dentro da universidade, os pátios internos agora estão livres das adições que perturbam suas proporções espaciais e qualidade ambiental. O resultado é uma superfície verde revitalizada e contínua que destaca o jardim do campus recém-definido em Bagolyvár utca.

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Janela
© Balázs Danyi

O térreo redesenhado proporciona uma conexão acessível e direta com o prédio existente e é complementado por uma entrada principal redefinida, área de recepção e mobiliários externos. Além disso, eles fornecem pontos de entrada para a academia e quartos do dormitório. A nova ala adicionada contém a cafeteria, uma sala de palestras e os níveis superiores da biblioteca.

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Janela, Mesa, Iluminação, Prateleira
© Balázs Danyi

A organização da nova ala é definida por um bloco interno de banheiros cercado por espaços amplos com escadas multifuncionais que, além de conectar as áreas de leitura da biblioteca, definem espaços alternativos de aprendizado com bancos e estantes.

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Imagem 27 de 29
Axonométrica

Esses espaços são divididos por estantes perpendiculares às fachadas do prédio e mesas de leitura posicionadas entre elas, separando assim os espaços adequados para trabalhos mais específicos das áreas de circulação e comunitárias.

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Armário, Prateleira, Janela
© Balázs Danyi

O jardim do campus é um elemento definidor do plano de reorganização. Ao remover a cerca de frente para a rua e eliminar o tráfego de carros, ele se torna um espaço público aberto e convidativo, o foyer urbano da instituição. As alas existentes e novas do prédio que delimitam o jardim do campus se abrem para o espaço verde e são complementadas por uma "varanda" de um único andar, um espaço coberto, mas aberto. O revestimento de tijolos vermelhos da nova ala corresponde ao revestimento das estruturas existentes, enquanto as superfícies delicadas da varanda em frente ao dormitório e os pilares biblioteca são feitos de concreto. A cor cinza clara do sombreamento têxtil oculto combina com a tonalidade das superfícies de concreto e fornece proteção solar para a fachada envidraçada da biblioteca. Quando ativo, o sistema de sombreamento externo confere à nova ala uma aparência uniforme, em alto relevo, sutilmente diversificada pelo ritmo dos pilares.

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Pilar
© Balázs Danyi

Tons neutros, discretos e materiais naturais contrastam com a vibrante variedade de livros e mobiliário no espaço interno e as diversas atividades de seus usuários.

Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects - Fotografia de Exterior, Janela
© Balázs Danyi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Budapeste, Hungria

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Biblioteca e Centro Estudantil da BBU / Gereben Marián Architects" [BBU Library And Student Center / Gereben Marián Architects] 23 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013383/biblioteca-e-centro-estudantil-da-bbu-gereben-marian-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.