Apartamento em Raimundo Macedo / WeStudio

Apartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, PiaApartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Fotografia de Interiores, CadeiraApartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Fotografia de Interiores, JanelaApartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, PiaApartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: WeStudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  140
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcos A. Sousa
  • Arquitetos Responsáveis: Nadia Santos, João Francisco Sousa
  • Cidade: Oporto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Apartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Marcos A. Sousa

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projecto de reabilitação do apartamento na Rua Raimundo Macedo procurou uma interpretação do desenho inicial dos arquitectos José Carlos Magalhães Carneiro e João Serôdio atendendo a novas relações espaciais quanto ao tema de habitar. O edifício é constituído por 9 fracções de tipologia T3, com acessos directos a partir da Rua ao nível do rés-do-chão e um acesso em galeria às tipologias duplex no primeiro e segundo piso. O acesso ao apartamento é feito pela galeria, parcialmente exterior, que distribui o acesso às restantes fracções do piso 1. O rés-do-chão do edifício é também composto por áreas de jardim cuja vegetação se revela como um importante elemento para a caracterização do edifício pelo exterior, mas também pelo enquadramento interior estabelecido, tendo em conta o filtro natural que é criado. 

Apartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Fotografia de Interiores, Janela
© Marcos A. Sousa

O apartamento é constituído por uma zona social e de serviço no primeiro piso e num segundo piso a zona privada de quartos e respectivas instalações sanitárias. A intervenção procurou estabelecer novas relações espaciais mais convenientes ao tipo de habitar que hoje em dia se verifica. Assim, o acesso à casa de banho de serviço foi reposicionado e foi incorporado um “passa-pratos” na relação da cozinha com a zona de jantar. Desta forma, alterados os acessos a estes espaços foi importante incorporar um novo desenho de carpintarias que representasse o que de novo se tratava, introduzindo um novo tema da cor na casa.

Apartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Fotografia de Interiores, Mesa, Cadeira, Pia
© Marcos A. Sousa
Apartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Imagem 16 de 17
Planta
Apartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Fotografia de Interiores, Janela
© Marcos A. Sousa

A restante intervenção procurou a manutenção dos restantes espaços incorporando materiais que se adequassem à data de construção do edifício. Foi também tida em conta uma estratégia de climatização que pelo recurso à instalação de um recuperador de calor a lenha de aquecimento central distribui o aquecimento pelos diversos radiadores da habitação de uma forma sustentável.

Apartamento em Raimundo Macedo / WeStudio - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Pia
© Marcos A. Sousa

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oporto, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento em Raimundo Macedo / WeStudio" 13 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1013195/apartamento-em-raimundo-macedo-westudio-gmbh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.