Fiocruz lança concurso de projeto para memorial da Covid-19

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) anunciou na sexta-feira, 26 de janeiro, concurso nacional para contratação de projeto arquitetônico e paisagístico do futuro memorial sobre a Covid-19. A organização da disputa é do Departamento Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB-RJ).

O lançamento da competição ocorreu na sede do IAB-RJ (R. do Pinheiro, 10, Flamengo, Rio de Janeiro – RJ). O edital, com todos os detalhes do futuro equipamento de memória sobre a pandemia de Covid-19, estará disponível no site do concurso a partir do dia 19 de fevereiro. A inscrição, possíveis consultas e a submissão das propostas deverão ser feitas exclusivamente no site oficial do concurso.

Os três projetos mais bem classificados serão premiados. Ao todo, serão distribuídos R$ 40 mil em prêmio. Os(as) autores(as) do trabalho classificado em primeiro lugar serão contratados para desenvolvimento do projeto executivo do memorial. O valor estimado do contrato é de R$ 1,5 milhão.

Poderão participar do concurso arquitetas, arquitetos e urbanistas devidamente registrados no Conselho de Arquitetura e Urbanismo, individualmente ou em equipe, conforme definido no edital.

De acordo com o chefe do Departamento de Patrimônio Histórico da Fiocruz, Renato da Gama-Rosa, as vivências da pandemia foram múltiplas e diversas, e o projeto em pauta deve apresentar soluções inovadoras e criativas às demandas apresentadas. “Estamos curiosos e ansiosos para conferir as propostas dos arquitetos e urbanistas para esse novo equipamento. É importante que os trabalhos não se resumam a um memorial alusivo exclusivamente às ações praticadas pela Fiocruz em resposta à pandemia”, explica Gama-Rosa.

Memorial sobre a Covid-19

O futuro memorial sobre a Covid-19 vai ser implantado em uma área de 3.380 m², próximo à entrada principal da Fiocruz, em Manguinhos, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Por se tratar de área preservada de significativo valor histórico e cultural, as propostas deverão seguir as recomendações dos órgãos de preservação. “A Fiocruz deseja homenagear os atingidos pelos efeitos da pandemia. O memorial visa ainda a promover uma reflexão sobre esse momento histórico”, afirma Gama-Rosa.

Mais informações a partir do dia 19 de fevereiro.

Este concurso foi enviado por um leitor do ArchDaily. Se você quer enviar um concurso, chamada de trabalhos ou outra "oportunidade" por favor, use o formulário "Enviar um Concurso". As opiniões expressas nos anúncios enviados pelos usuários archdaily não refletem necessariamente o ponto de vista de ArchDaily.

Cita: "Fiocruz lança concurso de projeto para memorial da Covid-19" 29 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012694/fiocruz-lanca-concurso-de-projeto-para-memorial-da-covid-19> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.