Livraria Pirâmide / MAT Office

Livraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, JanelaLivraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, JanelaLivraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada, VigaLivraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, Viga, Pátio, AidoLivraria Pirâmide / MAT Office  - Mais Imagens+ 30

  • Arquitetos: MAT Office
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  78
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2023
  • Fotógrafo
    Fotografias:Arch-Exist
  • Equipe De Projeto: Kangshuo TANG, Miao ZHANG, Youpeng LIU, Xitong LI, Da LIAN, Haitao ZHANG (drawing)
  • Ano Do Projeto: 2022.04-2022.10
  • Ano De Construção: 2022.12-2023.07
  • Cidade: Chengdu
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Livraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, Janela
© Arch-Exist

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena livraria é um projeto voltado para o bem-estar público que concluímos nos últimos anos. Está situada na cidade de Wanchun, no distrito de Wenjiang, em Chengdu, uma paisagem agrícola típica com comunidades suburbanas e rurais ao redor. A livraria faz parte da série "Pyramid Book House" no distrito de Wenjiang. Como parte de um plano de serviços de subsistência de alta qualidade, a "Pyramid Book House" está comprometida em disponibilizar serviços de leitura fora das bibliotecas públicas, promovendo cultura com a máxima "Não importa quão tarde seja, deixe uma luz acesa aqui para mim", e proporcionando acolhimento e reconhecimento emocional à comunidade.

Livraria Pirâmide / MAT Office  - Imagem 23 de 35
Planta
Livraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, Tijolo, Fachada, Janela
© Arch-Exist
Livraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada
© Arch-Exist

A livraria é um edifício temporário situado no cinturão verde da Estrada Tuanjiequ. O projeto delineia os principais espaços destinados à leitura, exposição e lazer por meio de três formas geométricas em formato de pirâmide. O telhado alto e inclinado não apenas define a forma arquitetônica, mas também proporciona uma clarabóia brilhante para a biblioteca. Os três volumes estão interligados por um teto de vidro, criando assim uma sensação de continuidade entre o interior e o exterior por meio da experiência espacial transparente. As paredes exteriores da livraria são revestidas com telhas de madeira, utilizando materiais locais que se harmonizam com a comunidade rural e também se adequam às características tradicionais dos materiais da Planície de Chengdu.

Livraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Interiores, Prateleira, Viga
© Arch-Exist
Livraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, Porta, Fachada, Viga, Janela, Terraço
© Arch-Exist
Livraria Pirâmide / MAT Office  - Imagem 24 de 35
Seção

A construção de baixo custo é um requisito fundamental para este projeto de bem-estar público, contribuindo significativamente para seus resultados arquitetônicos simples e visíveis: a livraria é toda construída com uma estrutura simples de madeira, eliminando qualquer transferência de estrutura que possa aumentar os custos. As lajes, utilizadas como vigas e pilares, não apenas compõem a estrutura principal, mas também definem os espaços interiores. O contraplacado de pinho não apenas constitui a estrutura das paredes, mas também serve como superfície decorativa para paredes e tetos internos; as telhas de madeira penduradas nas paredes não apenas protegem o pequeno edifício da erosão causada pela chuva, mas também se alinham às características ecológicas e renováveis deste edifício temporário.

Livraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, Janela
© Arch-Exist
Livraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, Janela
© Arch-Exist

A livraria rapidamente se tornou um local pitoresco à beira da estrada na vila depois de concluída. Os moradores das comunidades rurais vizinhas gradualmente se familiarizaram com este pequeno edifício que surgiu de repente. Inicialmente, ao passarem, observavam ao redor, mas logo começaram a entrar espontaneamente para explorar o seu interior. A pequena livraria também se transformou em um ponto de encontro diário na comunidade rural. É comum ver adultos desfrutando do sol, enquanto as crianças correm e brincam na grama ao redor. Nos fins de semana, alguns jovens das áreas urbanas próximas também passam por lá em busca de lazer e entretenimento. Quando a noite chega, este pequeno edifício se destaca como uma torre de livros na paisagem plana, tornando-se um farol luminoso que aquece os viajantes.

Livraria Pirâmide / MAT Office  - Fotografia de Exterior, Jardim
© Arch-Exist

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Wan Chun Da Dao & Tuan Jie Qu Lu, Wenjiang District, Chengdu, Sichuan, China, 611134

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Livraria Pirâmide / MAT Office " [Pyramid Book House / MAT Office] 01 Fev 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012588/livraria-piramide-mat-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.