Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, CadeiraCasa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Viga, Cadeira, TerraçoCasa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, VigaCasa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, Fachada, Terraço, JardimCasa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Mais Imagens+ 33

Avaré, Brasil
  • Arquiteto Líder: Sergio Sampaio
  • Coordenação De Projeto: Estudio Folha
  • Projeto De Estrutura: Arquimedes Costa
  • Estrutura Clt: Crosslam
  • Alvenarias De Taipa: Taipal
  • Construtora: JHMA Construções
  • Cidade: Avaré
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Exterior, Escada
© Leonardo Finotti

Conceito

A Casa foi concebida para uma família e amigos com o desejo de contemplar a natureza, prática de esportes e lazer junto à Represa Jurumirim no município de Avaré/SP,  distante 270km de São Paulo. A construção totaliza 1.300m2 de área construída e está implantada em um lote de 11.000m2 com vista para represa .

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, Cadeira
© Leonardo Finotti

O extenso programa da casa foi atendido a partir da distribuição funcional em 4 blocos funcionais: 

  • Garagem, quadro de energia e abrigo de gás;
  • Estar, adega, cozinha, lavanderia no térreo e salão de jogos no andar inferior;
  • 4 suites para hóspedes;
  • Suíte dos filhos, suite do casal no térreo e garagem de barco no andar inferior.

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, Viga
© Leonardo Finotti

A ligação entre os blocos se dá por uma passarela elevada em deck de madeira de 3m de largura que conforma um eixo de circulação desde o acesso, passando por todos os setores da casa, indo de encontro à vista da represa onde foi disposta a varanda com churrasqueira, ambientes de estar e piscina. 

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 31 de 38
Croqui

A delicada marquise de madeira CLT que cobre esse eixo de circulação está apoiada em esbeltos pilotis, fabricados em madeira MLC torneada em secção cilíndrica, que ligam diretamente a cobertura às sapatas de fundação que afloram do terreno. Em contraponto formal à esse deck elevado e delgada marquise, os 4 blocos funcionais  são volumes compostos por espessas paredes de taipa, cuja terra foi extraída do próprio local, e foram executados sobre um maciço embasamento de concreto armado in loco que aflora do solo natural, destacando a declividade do terreno, na medida que a construção se aproxima das margens da represa. 

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, Cozinha, Mesa, Viga, Cadeira, Terraço
© Leonardo Finotti

Espacialmente a casa se apresenta em 2 situações sensoriais de ambiente:

  • nos blocos funcionais temos  volumes onde o espaço interno é “comprimido” e apresentam-se com poucas aberturas, pé-direito de 2,60m, controle de incidência dos raios solares e isolamento termoacústico das espessas paredes de taipa.
  • Sob a marquise que cobre a passarela em deck de madeira e varanda temos a fruição dos espaços abertos, sem vedações laterais, que promovem a integração da paisagem ao interior da composição. Nessas áreas sentimos permanentemente a presença dos ventos, dos raios solares, das chuvas e os pássaros circulam livremente por entre os volumes de taipa.

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 32 de 38
Planta baixa

É uma construção cuja as texturas dos materiais in natura, jogos de luz e sombra, espaços intersticiais e integração paisagística, fazem do objeto arquitetônico um incremento ao contexto natural de forma contemplativa e da percepção das “sutis substâncias da arquitetura”.

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Exterior, Janela
© Rafaela Netto
Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, Dormitório, Janela, Cadeira, Viga
© Leonardo Finotti

Conforto e Inovação: 

Os materiais especificados para a construção foram adotados para obtenção da melhor performance  dos ambientes quanto ao isolamento termo-acústico e, simultaneamente, expressar na forma arquitetônica as soluções técnicas empregadas e evidenciar a materialidade dos componentes como elemento de valor estético. Toda a construção é estruturada em paredes de taipa sobre embasamento de concreto armado in loco que afloram a partir das fundações da construção. A taipa é uma técnica construtiva de tradição secular que desempenha de forma excelente o isolamento termo-acústico além de seu processo de execução ser simplificado e de extrair os insumos do próprio solo onde a construção é implantada.

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Exterior
© Leonardo Finotti
Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Imagem 36 de 38
Elevação 02
Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, Fachada, Viga, Terraço
© Leonardo Finotti

Luz natural e ventilação cruzada são garantidos através de domus-venezianas de cristal nos banheiros e aberturas emolduradas pelas esquadrias de alumínio de correr com vidros laminados anti raios UV incolor.As instalações elétricas e hidráulicas passam entre o forro de madeira pinus e a laje pré-moldada alveolar de cobertura. As prumadas de cabeamento e tubulações estão concentradas em shafts de manutenção distribuídas de maneira equidistantes pela construção assim como calhas técnicas correm horizontalmente livres sob a laje de piso no vazio existente no “caixão perdido” do embasamento.

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, Madeira, Fachada, Jardim
© Leonardo Finotti

Sustentabilidade

O projeto foi concebido e a obra foi planejada sob as premissas de tornar os processos construtivos mais eficientes para reduzir ao máximo o impacto ambiental. Para isso a obra foi executada em 2 frentes de trabalho:

  1.  Movimentações de terra, drenagem, ligações hidrossanitárias e execução das fundações e embasamento de concreto armado in loco utilizando mão de obra local. 
  2. Produção dos componentes industrializados (painéis CLT, vigas MLC, esquadrias de alumínio e as bandejas das fachadas ventiladas) na região metropolitana de São Paulo . Transporte e montagem feitas através de caminhão munck e montadores especializados que fixaram todas as estruturas e vedações com sistemas de macho-fêmea e parafusos. 

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, Viga
© Rafaela Netto

A modularização do projeto mediante os elementos da composição, utilização predominante de componentes de matriz renovável (madeira), estruturas leves e peças segmentadas de fácil transporte otimizaram o prazo de construção e reduziram drasticamente o consumo de água, geração de resíduos e desperdícios de materiais. Além disso o planejamento da obra e adoção de processos inovadores promoveram a qualificação técnica de mão de obra e fornecedores locais durante o acompanhamento da edificação. Toda a carpintaria (deck, píer, portas e forro de pinus) e serralheria (guarda corpos, escada externa, bancos e mesa da varanda...) foram desenvolvidas em conjunto com fornecedores locais, adotando seus métodos e incorporando a tradição local ao projeto arquitetônico de maneira enriquecedora, ao mesmo tempo otimizando a logística e reduzindo o impacto ambiental com os deslocamentos de materiais.  

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Interiores, Fachada, Terraço, Jardim
© Leonardo Finotti

A elevação dos volumes que compõem a casa em relação ao solo, evitam a transferência de calor e umidade para o interior da casa, aliadas às propriedades de isolamento térmico da madeira e da taipa, farta ventilação e iluminação natural, cobertura em manta termoplástica e painéis solares para aquecimento das águas e geração de energia fotovoltaica garantem o conforto ambiental da residência ao mesmo tempo que reduzem os gastos com energia elétrica para utilização de luz artificial e ar-condicionado tornando sua utilização mais eco eficiente. 

Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica - Fotografia de Exterior, Fachada
© Leonardo Finotti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Píer / Sergio Sampaio Archi + Tectônica" 17 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1012282/casa-pier-sergio-sampaio-arch-plus-tectonica> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.