Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office)

Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaPavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de ExteriorPavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Escada, Janela, CorrimãoPavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de InterioresPavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Mais Imagens+ 54

Shen Zhen Shi, China
  • Arquiteto Responsável: Li Hua
  • Equipe De Projeto: Li Hua, Ting Xu, Zhengyuan Zhang, Ruoxin Li, Jingyi Zhang, Yicheng Xie, Zhe Wang
  • Curadoria: Diameter Narrative Design
  • Projeto Estrutural: Bowan Architecture
  • Cliente: Departamento de Obras Públicas do Município de Shenzhen, Distrito de Nanshan
  • Construtora: Shenzhen Vanke Development Ltd.
  • Gestão E Planejamento: Urban Research Institute of China Vanke, vaLue Design
  • Cidade: Shen Zhen Shi
  • País: China
Mais informaçõesMenos informações
Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior
© Hao Chen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O “Pavilhão In-between” é o segundo projeto de renovação urbana da TAO concluído na Antiga Cidade de Nantou, em Shenzhen. O pavilhão também faz parte do complexo do Museu de Homologia Diversa, onde conta a história da influência mútua entre o poder político e a geografia da região do Delta do Rio das Pérolas, com foco em Nantou. Inicialmente, o local era caracterizado por uma alta densidade, com dois edifícios residenciais adjacentes, resultando em espaços públicos intensamente comprimidos. Em constante renovação, formou-se uma relação simbiótica entre espaços de naturezas e épocas diferentes. Essa simbiose natural confere ao projeto uma estética única de caos e vitalidade.

Localizado no lado norte da Antiga Cidade de Nantou, em Shenzhen, o terreno é composto por três parcelas de propriedade distintas. A construção autônoma e espontânea na vila urbana resultou em um layout espacial confinado e obstrução visual. À medida que o local transforma-se de residências privadas para um domínio público, torna-se um importante ponto de conexão para os espaços públicos circundantes. Essa mudança de identidade instiga o projeto a uma resposta proativa.

Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© TAL
Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© TAL
Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Imagem 28 de 59
Diagrama de Análise Morfogenética
Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Fachada, Janela, Corrimão
© Kejia Mei

Transitoriedade. Ao longo dos anos de construção, a Antiga Cidade de Nantou apresenta um estado ativo de rápida mudança, constantemente regenerado por adições temporárias e revisões fragmentadas, refletindo a vitalidade única da vila urbana. Como um organismo invisível, todos os materiais dentro desse domínio possuem uma propriedade de transitoriedade e adaptabilidade a mudanças orgânicas. Ao intervir nesse contexto incerto, o projeto busca leveza e flexibilidade para responder ao ambiente transitório.

Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Imagem 33 de 59
Diagrama Conceitual

A fachada do pavilhão, como um véu, é composta por uma malha metálica leve e semitranslúcida, revelando uma beleza sutil e nebulosa. Essa característica ofusca a fronteira entre o interior e o exterior, onde ambiguidade e ordem, abertura e fechamento, vazio e solidez coexistem e se complementam. O limite do edifício varia ao longo do dia, representando em miniatura as mudanças transitórias e possibilidades do contexto do cenário urbano.

Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Imagem 34 de 59
Render Conceitual
Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Imagem 31 de 59
Referências ©Jan Vranovský(Left) PAN-PROJECTS(Right)

Espaço intermediário. Ao nível da rua, o volume arquitetônico se afasta da pele externa, criando um espaço que pertence tanto ao edifício quanto à rua, permitindo continuidade física e visual entre Leste e Oeste. Esse espaço multifacetado contribui para o ambiente urbano, refletindo a diversidade da cidade. Devido às limitações espaciais, o projeto utiliza a área do lote da melhor maneira possível. Os volumes arquitetônicos se projetam para fora em cada pavimento superior, criando um ritmo físico único e espaço urbano vazado.

Em termos de estrutura, os volumes nos lados leste e oeste adotam um sistema estrutural de treliça com colunas inclinadas como suportes. Seguindo a lógica geral de balanço, a estrutura na face oeste é exposta externamente, enquanto as colunas de suporte no lado leste se estendem para o interior. As colunas na parte central são ocultas dentro das paredes. Diferentes formas de espaço são configuradas, incorporando uma sensação de leveza na estética estrutural.

Promenade Vertical. Uma passagem de escadas é criada entre os volumes e a pele da malha, formando uma rua vertical que serpenteia pelo edifício. Essa passagem oferece acesso a galerias e terraços no telhado, conectando o domínio público ao redor do edifício e até mesmo ao próprio telhado. Isso proporciona aos visitantes diversas vistas da Antiga Cidade de Nantou em diferentes níveis e perspectivas, conferindo ao edifício uma natureza ativa e dinâmica quando observado da cidade.

Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Janela
© Hao Chen

Como parte dos projetos importantes de proteção e utilização na Antiga Cidade de Nantou em Shenzhen, o projeto conecta elegantemente o antigo e o novo, o contemporâneo e o histórico, os aspectos públicos e privados. Ao mesmo tempo, reconstrói os espaços públicos abertos, integrando-se continuamente ao crescimento orgânico e às mudanças do ambiente circundante, proporcionando uma experiência espacial mais diversificada e vibrante para Nantou.

Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office) - Fotografia de Interiores, Janela, Fachada, Corrimão, Terraço
© Hao Chen

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:China, Guang Dong Sheng, Shen Zhen Shi, Nan Shan Qu, Shen Nan Da Dao, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pavilhão In-between / TAO (Trace Architecture Office)" [In-between Pavilion / TAO (Trace Architecture Office)] 18 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011976/pavilhao-in-between-tao-trace-architecture-office> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.