Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes

Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de ExteriorGrupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Exterior, FachadaGrupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Exterior, JanelaGrupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, VigaGrupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Mais Imagens+ 20

Noisy-le-Grand, França
  • Arquitetos: R2K Architectes
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2022
  • Fotógrafo
    Fotografias:Erieta Attali
  • Coordenação De Obra: Goudenege & associés
  • Projeto De Paisagismo: Topo landscape
  • Cidade: Noisy-le-Grand
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Exterior
© Erieta Attali
Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Exterior
© Erieta Attali

Descrição enviada pela equipe de projeto. O escritório de arquitetura 2k apresenta Oiseau Lyre, uma escola com inspiração nórdica em Noisy-le-Grand, França. Localizada em um terreno acidentado com 8 metros, a escola tem face norte, de frente para o rio Marne, e propõe um novo modelo pedagógico de inspiração finlandesa, oferecendo uma variedade de espaços compartilhados. Com uma estrutura compacta de 50m x 100m distribuída em 4 pavimentos, o edifício mantém um perfil de altura reduzido em relação aos pavilhões vizinhos. Similar a uma vila Palladiana, as funções estão integradas ao núcleo do edifício, em uma área banhada pela luz natural e pela vitalidade social da escola.

Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Erieta Attali

Oiseau Lyre, o projeto do r2k architect, Véronique Klimine (França) e Olavi Koponen (Finlândia), concretiza as ambições ambientais e educacionais da cidade de Noisy-le-Grand por meio da construção e interiores de um edifício de energia positiva, construído principalmente com madeira. Baseado em pesquisas cognitivas recentes, o projeto proporciona um ambiente propício para pedagogias ativas.

Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Erieta Attali

O projeto incorpora os conhecimentos mais recentes das escolas nórdicas e do Lab School de Quebec, modelos visitados pelos arquitetos da 2k, Véronique Klimine (França) e Olavi Koponen (Finlândia).

Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Exterior, Fachada
© Erieta Attali
Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores, Viga, Corrimão, Terraço
© Erieta Attali

Aberta em setembro de 2022 para receber seus primeiros alunos, a escola expandirá suas operações em 2023/2024 com a chegada de novos moradores do eco-bairro vizinho.

O programa inclui 24 salas de aula para alunos do jardim de infância e do ensino fundamental, além de 8 salas destinadas a espaços de recreação. Espaços comuns, incluindo uma sala multiúso com acesso externo, uma sala de motores, uma galeria de arte, uma biblioteca, um restaurante e um ginásio são compartilhados com associações civis nos períodos em que a escola está fechada.

Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Exterior, Janela
© Erieta Attali
Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores
© Erieta Attali

Em uma encosta íngreme de frente para o rio Marne, três níveis da escola de 4 pavimentos estão conectados ao perfil natural, garantindo a segurança das crianças. Além disso, o projeto respeita as proporções das casas circundantes, mantendo-se integrado ao contexto vernacular.

Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Erieta Attali

Biofilia e bem-estar. A entrada de luz natural nos espaços escolares, apesar do tamanho modesto de 50m x 100m, é enfatizada por sheds, claraboias, vidraças internas e outros elementos que destacam os materiais de madeira no coração do edifício. A luz e a materialidade são fundamentais para o bem-estar, enquanto a vista para os jardins privados contribui para uma atmosfera relaxante. Os tetos de madeira, a iluminação indireta e o revestimento sob medida compõem o ambiente acolhedor da "madeira viva" da escola.

Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores, Aço, Corrimão
© Erieta Attali

Eficiência estrutural de madeira. Como um recurso renovável e sumidouro de carbono, a madeira oferece soluções estéticas e funcionais, promovendo a integração de um novo elemento urbano no ambiente vernacular. Cada zona possui sua tipologia estrutural, com treliças formando sheds, colunas e placas de madeira redonda, pisos nervurados CLT, telhados acessíveis de LVL, paredes estruturais de madeira, divisórias CLT e pilares de madeira como esqueleto primário.

Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores, Janela, Viga
© Erieta Attali
Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores, Escada, Janela, Viga
© Erieta Attali
Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores, Viga, Fachada
© Erieta Attali

Ao cruzar o pátio até o ginásio, treliças de 22m formam um shed, criando um pátio com luz suave e suportando painéis solares. Um piso nervurado de LVL que sustenta o pátio atravessa 22m em 4 suportes acima do ginásio, sendo os maiores caixões desse tipo já feitos. Os telhados dos playgrounds foram pontos de inovação construtiva.

Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores, Janela, Corrimão
© Erieta Attali
Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Janela, Cadeira
© Erieta Attali
Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores, Sala de Jantar, Mesa, Iluminação, Cadeira
© Erieta Attali

Design de baixo carbono/ energia positiva. Vários fatores devem ser considerados para alcançar o resultado de um edifício que produz mais energia do que consome. O primeiro envolve a limitação das perdas térmicas. O segundo requer a captura de energias renováveis de maneiras passivas e ativas, o que é alcançado integrando painéis fotovoltaicos localizados no lado sul dos sheds. Equipamentos elétricos, de cozinha e de ventilação de fluxo duplo foram escolhidos por sua sobriedade, possibilitando a ventilação natural das salas de aula. Equipamentos de proteção contra a luz solar direta e o aquecimento interno do piso através de sondas geotérmicas complementam as medidas sustentáveis do projeto.

Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes - Fotografia de Interiores, Escada, Corrimão, Janela
© Erieta Attali

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:93160 Noisy-le-Grand, França

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Grupo Escolar de Energia Positiva Biosourced / R2K Architectes" [Biosourced Positive Energy School Group / R2K Architectes] 19 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011970/grupo-escolar-de-energia-positiva-biosourced-r2k-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.