Casa Chamisero / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto

Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior, FachadaCasa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Interiores, BancoCasa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, FachadaCasa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Interiores, VigaCasa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Mais Imagens+ 20

Colina, Chile
  • Arquitetos Responsáveis: Jerónimo Elton, Isabel Deves, Juan Carlos Chamorro
  • Cidade: Colina
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior
© Aryeh Kornfeld

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta casa é desenvolvida em um único nível e com contato direto com a terra a pedido de seus proprietários. Para alcançar esse desejo e produzir um terraço com o menor impacto em uma encosta íngreme, a casa foi organizada de forma linear, atravessando de uma colina para outra na mesma cota através de uma ponte sobre um pequeno riacho, que articula a área pública e a privada.

Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior
© Aryeh Kornfeld
Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Imagem 24 de 25
Plano Ubicación
Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Interiores, Banco
© Aryeh Kornfeld

O contato com a terra na área pública se dá em ambos os lados e na área privada apenas na parte de trás devido à maior inclinação. O telhado é o grande protagonista da casa, que amarra formalmente o conjunto e permite controlar o clima muito extremo, de calor, frio e ventos intensos. É um manto sob o qual os ambientes estão dispostos, entrando, saindo e se torcendo para formar pátios protegidos do vento e se curvando para as vistas e orientações mais favoráveis. Gera grandes beirais protetores do sol com perfurações para ventilação e vista superior das colinas.

Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior, Fachada
© Aryeh Kornfeld
Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Imagem 25 de 25
Planta
Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Interiores, Viga
© Aryeh Kornfeld

O treliça invertida abre e curva a casa em direção às colinas posteriores e para o vale, cordilheira e colinas distantes pela frente, amarrando visualmente a casa ao seu contexto. A ponte de conexão completamente envidraçada permite parar e apreciar a dupla vista sul e norte como um local muito hierárquico da casa no reconhecimento do terreno. Buscou-se uma materialidade que permitisse economia de energia com uma estrutura de telhado com muito ar de isolamento e estrutura principalmente de paredes de gesso, exceto alguns elementos estruturais em concreto.

Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Fachada
© Aryeh Kornfeld
Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Imagem 23 de 25
Cortes
Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Interiores, Cozinha, Bancada, Viga, Janela
© Aryeh Kornfeld

Foram utilizados muito poucos elementos de acabamento afim de atingir uma solução unificada. Assim, os pisos são feitos do mesmo material em toda a casa e a madeira é a mesma para tetos, beirais, mobiliário e portas. O envoltório metálico e as paredes de concreto aparente foram pensados para uma leitura que fundisse a casa com a paisagem.

Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior, Janela, Floresta
© Aryeh Kornfeld
Casa Chamisero  / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto - Fotografia de Exterior
© Aryeh Kornfeld

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Chamisero / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto" [Casa Chamisero / Elton&Deves Arquitectos + Chamorro Arquitecto] 18 Jan 2024. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/1011951/casa-chamisero-elton-and-deves-arquitectos-plus-chamorro-arquitecto> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.